segunda-feira, 5 de abril de 2010

Um pouco sobre as mulheres


Escrito por Nildon

Na antiguidade greco-romana, a figura da mulher era algo não muito importante. Não existia a questão do pecado original e nenhum mal era atribuído a elas. O desinteresse por parte dos antigos era devido ao ideal de estética. Explico: em algumas regiões o ideal do guerreiro era levado ao extremo, criando um certo desinteresse pelas mulheres. Exemplo disso foi a cidade de Esparta. Em alguns outros locais, o culto ao físico e ao intelecto também criou um certo desinteresse pelas mulheres, uma vez que essas não tinham os mesmo grau de estudo dos homens. O interessante é que em nenhum momento da antiguidade vemos a mulher como um ser inferior, algumas eram poderosas, como Nefertiti e Cleópatra. A função reprodutiva também não era importante - isso só foi descoberto muitos séculos depois.
Na Idade Média a religiosidade era algo extremado. A religião saiu das cerimônias públicas estatais e passou ao cotidiano das pessoas. O Homem vivia aflito e com medo do inferno, e a mulher foi associada ao pecado original. Dentro desse contexto surge o que denominamos de misoginia(1) medieval.
A mulher era considerada um ser inferior, impuro, e foram atribuídas a elas características que resultaram no processo de formação das bruxas.
Um dos resultados disso foi o chamado casamento branco, uma união sacramentada onde não existia nenhuma das obrigações matrimonias entre os envolvidos. Aliás, o casamento na época era um sacramento menor, e estava associado ao sexo. A primeira noite dos recém casados era concretizada na frente do clérigo e de todos os presentes, para evitar certos tipos de pecados, e servia também para provar que a mulher não iria corromper o homem. Dessa forma, os casamentos eram realizados fora das Igrejas.
Com a Reforma Protestante e a Contra Reforma Católica a condição da mulher em nada mudou. Em alguns casos até piorou. Era comum as mulheres serem destratadas no período da ditadura pessoal de Cromwell. Os anos passaram, elas ganharam o direito ao voto, e deixaram de ser consideradas, em parte, cidadãos de segunda classe. Vieram os anos 60, e no bojo do movimento feminista surgiram idéias da eliminação dos homens. Em junho de 1968, Valerie Solanas, criadora solitária da SCUM (Society for Cutting Up Men(2)), tentou assassinar a tiros Andy Warhol, acusando-o de ser machista chauvinista. O frenesi passou, e atualmente as mulheres alcançaram condições iguais em muitos países, o que infelizmente não é o caso no Brasil.
1 - Ódio ou aversão às mulheres/aversão ao contato sexual com mulheres.
2 - Sociedade para eliminação dos homens.
http://www.autores.com.br/200808187967/Cronicas/Cronicas/um-pouco-sobre-as-mulheres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.