terça-feira, 30 de novembro de 2010

Madre Teresa de Calcutá





"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."


"O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa."





"Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente."

"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."

"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas."

"Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor."






"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."



"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."


"Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo! Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo! Se você é um vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo! Se você é bondoso e franco poderão enganá-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo! O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para a outra. Construa assim mesmo! Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo! O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo! Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo! Veja você que, no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros!"
(Madre Teresa de Calcutá)



Prêmio Nobel da Paz em 1979, Madre Teresa de Calcutá foi uma das mulheres mais extraordinária que já existiu. Seu verdadeiro nome, Agnes Gonxha Bojaxhiu. Mas o que é um nome perante a grandeza esta mulher. Fizeram-na santa, por apenas seguir o seu caminho, o próprio coração...

Aos 13 anos, ouviu um jesuíta que era missionário na Índia dizer: “Cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho”. Tais palavras a impressionaram e se determinou a dar um sentido à sua vida, a entregar-se a serviço dos outros: fazer-se missionária. E já nesta idade procurou o referido jesuíta para saber como fazer isso, ao que o prudente homem respondeu que aguardasse a confirmação do tempo e da “voz de Deus”.

Se você ainda não conhece esta mulher, já está na hora de conhecê-la.

documentarioz | 21 dez. 2009










NOLEDICOES | 4 abr.2008



A vida

A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saborei-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a. A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.
(Madre Teresa de Calcutá)



BIBLIOGRAFIA

Oslo, Noruega. Num ambiente de luxo, Madre Teresa se apresenta como de costume, com seu simples sari. Está ali para receber o Prêmio Nobel da Paz. "Em nome dos pobres", ela insiste. Insiste também para que o tradicional banquete seja cancelado e o dinheiro, doado para quem realmente precisa de alimento. O coração da mãe dos pobres não é de Oslo. Madre Teresa é de Calcutá.

EditoraSalesiana
Autor: JAQUELINE LEMOS
ISBN: 8575471619
Origem: Nacional
Ano: 2006




A obra de Gloria Germani que ora se publica, mais do que uma biografia é um estudo sobre a mística vivida conscientemente por Madre Teresa de Calcutá, em continuidade com a tradição mística cristã e em diálogo com o hinduísmo. O fato de Teresa de Calcutá, albanesa de origem, religiosa na Inglaterra, transferida para a Índia como professora, ter aí florescido em santidade no serviço dos pobres, depois de haver rompido os laços com sua congregação ocidental e assumido a cultura hindu, não deixa de ter uma significação profunda para a Igreja, nesse início de milênio.
Madre Teresa, por ocasião de sua morte, em 13 de setembro de 1997, teve direito aos funerais de Estado, honra que só havia sido atribuída anteriormente a Gandhi e ao pai político da Índia moderna, Jawaharlal Nehru. Era o reconhecimento de que nela já se via a síntese do que havia de melhor no cristianismo e no hinduísmo. Depois de descrever os tópicos desse paralelismo, a autora aprofunda a análise dos grandes traços da mística cristã-hindu, estudando os textos de Teresa em vista de caracterizar a nota derradeira de sua espiritualidade: "o abandono total" ou "anulação do eu", expressão derradeira do negar-se a si mesmo de que fala o Evangelho.

Editora: Paulinas
Autor: PAULINAS (ED.)
ISBN: 9788535616897
Origem: Nacional
Ano: 2007
Edição: 1


  • Madre Teresa: Venha, Seja Minha Luz é uma crônica comovente de sua vida espiritual, incluindo uma coleção de anotações e cartas que ela escreveu para seus conselheiros espirituais, a maioria das quais nunca antes levadas a público. Baseado nessa correspondência, o Padre Brian Kolodiejchuk escreve uma história que vai prender a atenção de todos os leitores. Madre Teresa dedicou sua vida aos mais pobres dos pobres e, por isso, se tornou um ícone de compaixão para pessoas de todas as religiões. No entanto, pouco se sabe sobre seu alto estágio espiritual e suas lutas. Este livro revela, pela primeira vez, a profundidade e intensidade de sua vida, mostrando o retrato de uma mulher que, pelo seu trabalho de amor e caridade, tornou-se uma das figuras mais amadas, admiradas e importantes da história.
Editora: Thomas Nelson Brasil
Autor: BRIAN KOLODIEJCHUK & MARIA JOSE FIGUEIREDO
ISBN: 9788560303946
Origem: Nacional
Ano: 2008 Edição: 1
Número de páginas: 400



LEIA MAIS

http://pensador.uol.com.br/autor/Madre_Teresa_de_Calcuta/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalho com crianças e Madre Tereza tem cido para mim um animo novo a cada dia, pois suas ações foram indiscutiveis diante daquilo que se Jesus estivesse aqui, faria o mesmo.

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.