sábado, 16 de maio de 2009

MARIA, um exemplo de mãe



Maria é uma das mulheres mais conhecidas e amadas.
Nenhuma outra pessoa foi mais íntima de Jesus do que ela.
Exemplo de coragem, dedicação e força.
Além de grande mãe, Maria era muito feminina.


Segundo uma tradição católica estima-se que Maria teria nascido a 8 de setembro. Com a morte do pai teria se transferido para Nazaré, onde José morava. Era uma mulher verdadeiramente devota e corajosa.

«A virgem engravidará e dará à luz um filho ... Mas José não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.» (Mateus 1:23-25),

"Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. ... será chamado Filho do Altíssimo." Maria pergunta ao anjo Gabriel: "Como acontecerá isso, se sou virgem [literalmente: se não conheço homem]?" O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus.» (Lucas 1:26-35).



Fatos notáveis


* O aparecimento do arcanjo Gabriel, e anúncio de que seria ela a mãe do Filho de Deus, o prometido Messias (ou Cristo). (Lucas 1:26-56 a Lucas 2:1-52; compare com Mateus 1:2).
* A visitação à sua prima Santa Isabel e o Magnificat (Lc. 1,39-56).
* O nascimento do Filho de Deus em Belém, a adoração dos pastores e dos reis magos (Lc. 2,1-20).
* A Sua purificação e a apresentação do Menino Jesus no templo (Lc. 2,22-38).
* À procura do Menino-Deus no templo debatendo com os doutores da lei (Lc. 2,41-50).
* Nas bodas de Casamento em Caná, na Galiléia. (João 2:1-11)
* À procura de Cristo enquanto este pregava e o elogio que Lhe faz (Lc. 8,19-21) e (Mc. 3, 33-35).
* Stabat Mater - Ao pé da Cruz quando Jesus aponta a Maria como mãe do discípulo e a este como seu filho (Jo, 19,26-27).
* Depois da Ascensão de Cristo aos céus, Maria era uma das mulheres que estavam reunidas com restantes discípulos no derramamento do Espírito Santo no Pentecostes e fundação da Igreja Cristã. (Atos 1:14; Atos 2:1-4)


As sete dores de Maria

São sete momentos da sua vida em que passou por sofrimento humano notável:
* Primeira dor: A profecia de Simeão.
* Segunda dor: A fuga para o Egipto.
* Terceira dor: Jesus perdido no Templo.
* Quarta dor: Maria encontra o seu Filho com a cruz a caminho do Calvário.
* Quinta dor: Jesus morre na Cruz.
* Sexta dor: Jesus é descido da Cruz e entregue a sua Mãe.
* Sétima dor: O corpo de Jesus é sepultado.

Não há registros históricos do momento da morte de Maria. Diz uma tradição cristã que ela teria morrido no ano 42 d.C. (15 de ago). e seu corpo depositado no Getsêmani. Alguns teólogos e mesmo santos da Igreja Católica, por devoção, sustentam que Maria não teria morrido, mas teria "dormitado" e assim levada aos Céus; outra corrente, diversamente, sustenta que não teria tido este privilégio uma vez que o próprio Jesus passou pela morte.


Títulos


A profunda devoção dos católicos por todo o mundo a encobriu de títulos como: Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora de Fátima, dentre outros.

Na "Ladainha de Nossa Senhora" estão enumerados os títulos com que os católicos a homenageiam numa tradição milenar. O mais recente destes títulos Regina Familiae, Rainha das Famílias - foi mandado acrescentar pelo Papa João Paulo II, que já havia antes acrecentado ao Rosário o de Regina Pacis - Rainha da Paz.


Padroeira do Brasil Nossa Senhora da Conceição Aparecida Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida é considerada a padroeira do Brasil. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no atual Estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada, anualmente, a 12 de Outubro.


Representação nas artes

A devoção e o culto à Virgem Maria têm sido expresso nas artes em especial na arte sacra e na arte religiosa desde os tempos dos Padres da Igreja até os tempos modernos, ressaltando-se sobre o tema os grandes mestres do Renascentismo e do Barroco. No barroco mineiro as obras do Aleijadinho , tanto os afrescos como as esculturas, são também obras notáveis de representação da Virgem.



Literatura


Muitos autores escreveram sobre Maria e suas virtudes e predicados, dentre eles Dante Alighieri na sua obra A Divina Comédia: És tão grande, Senhora, e tão poderosa, que quem pretenda alcançar uma graça sem recorrer a ti, deseja o impossível de voar sem asas. (Paraíso XXXIII, 13-15). Miguel de Cervantes, em "El licenciado Vidriera"; García Lorca, em "Romancero Gitano"; Tagore, em "La luna nueva" e famoso ainda é o "Poema à Virgem" de José de Anchieta, dentre muitas outras obras literárias e poéticas.

Escultura


São inúmeras as esculturas representando Maria. A sua mais famosa representação é a Pietà de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Música

As músicas mais conhecidas são as Ave Maria de Franz Schubert e de Gounod, Vários outros compositores escreveram música para o texto da "Ave Maria", entre os quais pode-se citar também Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Bonaventura Somma.

Pintura


A Virgem, o Menino e Santa Ana, por Leonardo da Vinci, 1510, Museu do Louvre, Paris, França É grande a quantidade de pinturas contendo cenas da vida da Virgem Maria, grande número delas de pintores europeus do barroco e do renascimento que se encontram principalmente nos museus do Louvre em Paris, do Prado em Madri e do Vaticano, entre essas obras destacam-se as de Leonardo da Vinci, Velasquez, Murillo, Francisco de Zurbarán, Tiziano Vecellio, Sandro Botticelli, Bayerischer Meister, Caravaggio, Peter Paul Rubens, Antonello da Messina, Domenico Ghirlandaio, Raffaello Sanzio, Fra Angelico e El Greco, dentre vários outros.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vanessatss 30 out. 2007

jesussejalouvado
26 abr. 2009


Bibliografia


Maria de Nazaré
Leal, Jose Carlos
Ed. Léon Denis
"Maria de Nazaré, a mãe de Jesus é uma das personagens mais ricas e interessantes no contexto dos Evangelhos. Por isso, Maria tem sido exaltada e colocada como exemplo de mãe por excelência. Este livro a retrata ficcionalmente, uma vez que os quatro evangelhos canônicos lhe fazem poucas referências. Espero que o leitor aprecie a leitura e possa aprender um pouco com ela, assim como aprendi ao compor esse romance."

Clique Aqui para Ver a Imagem Ampliada Maria de Nazaré
Halter, Marek
Editora Prumo

Até que ponto uma mãe pode influenciar o caminho escolhido por seu filho? Neste romance histórico, Marek Halter fornece um novo olhar sobre a mãe mais famosa de todos os tempos. Maria de Nazaré, ou Míriam (hebraico), mãe de Jesus, é retratada, nos inexplorados anos antes da maternidade, como uma defensora da liberdade e da paz. Assim como as grandes heroínas bíblicas, ela é uma mulher de luta, coragem e ação. Trata-se de uma narrativa cercada de reflexões religiosas e políticas que tornam este livro mais que uma ficção com elementos históricos - é, antes, uma instigante aventura através do tempo e das inquietações humanas.

Um comentário:

Kris R. disse...

É complicado desveicular Maria da visão religiosa. Mas Maria foi uma mulher.
Uma Grande Mulher. Exemplo de mãe.
Um ser humano maravilhoso.

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.