quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vacina contra câncer de mama


Austríacos desenvolvem vacina para o câncer de mama


Uma equipe de médicos encabeçada pelo oncologista Christoph Zielinski, da Universidade de Viena (Áustria) patenteou o projeto de desenvolvimento de uma vacina contra o câncer. Ela poderia experimentada dentro de um ano em mulheres com câncer de mama.

O grupo destacou que até agora não houve descoberta comparável na medicina. A aplicação poderia ser tanto na prevenção da doença em mulheres que, por causas hereditárias ou genéticas, tenham um elevado risco, como no tratamento de tumores já existentes.

São possíveis, também em breve, procedimentos similares para doentes de câncer do intestino grosso e de linfomas malignos, bem como de tumores no pâncreas, pulmão e bexiga.

Em mulheres com câncer de mama já manifestado, seria possível empregar a vacina junto com a quimioterapia e terapia hormonal. Ela poderia surtir efeito também nas pacientes que não respondam ao antiestrógeno taximofeno, usado em tratamentos preventivos.

A novidade do método austríaco é que se trata de uma vacina ativa, que criaria anticorpos próprios, enquanto até agora só havia a possibilidade de uma vacina passiva.

O efeito da vacina consiste em provocar uma reação imunológica, na qual são produzidos anticorpos que se fixam na superfície das células cancerosas e interrompem o progresso do tumor.

Ao mesmo tempo, os anticorpos desempenham o papel de marcar as células malignas, de forma que elas atraiam macrófagos (removedoras de resíduos), que irão devorá-las.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000920_ultnot.shtml


Vacina contra câncer de mama deve ir a teste dentro de um ano

Uma vacina contra o câncer de mama deverá ir a teste dentro de 1 ano, segundo reportagem publicada neste domingo pelo diário britânico "Daily Telegraph".

Uma droga que vem sendo testada tem dado mostras de impedir a aparição de tumores e também de atacar aqueles já presentes.
Pesquisadores dizem que, se bem-sucedida, ela poderia ser oferecida a mulheres antes de alcançarem meados de 40 anos, época em que o risco de câncer de mama começa a subir.

De acordo com estudos, a droga poderia acabar com mais de 70% dos cânceres de mama, salvando mais de 8 mil vidas por ano somente no Reino Unido.

Segundo a reportagem do "Daily Telegraph", o criador da vacina, Vincent Tuohy, da Clínica Cleveland, de Ohio, nos Estados Unidos, fez o prognóstico de que a vacina pode erradicar a doença por completo.

"Nós acreditamos que uma vacina preventiva de câncer de mama vai fazer com o câncer de mama o que a vacina contra a pólio fez com a pólio", disse ele. "Nossa visão é a de que o câncer de mama é uma doença que se pode prevenir por completo".

A vacina é baseada em uma proteína chamada alfalactalbumina, que age na maior parte dos tumores de câncer de mama.

Segundo a revista Nature Medicine, testes com ratos criados em laboratório para desenvolver câncer de mama aos 10 meses de idade, mostraram que a droga deixou-os livres de tumores.

A vacina estimula o sistema imunológico, capacitando-o para destruir a alfalactalbumina quando ela aparece, e assim evitar que tumores se formem.

A droga também aumentou o poder do sistema imunológico para encolher até a metade tumores pré-existentes, sugerindo que ela poderia ser usada também como tratamento, tanto quanto como vacina.

A necessidade de mais estudos em um número maior de mulheres significa que deve demorar pelo menos 10 anos antes que a vacina chegue ao mercado.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/743064-vacina-contra-cancer-de-mama-deve-ir-a-teste-dentro-de-um-ano.shtml


LEIA MAIS:
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vacina-cancer-mama-testada-sucesso-564997.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.