terça-feira, 29 de junho de 2010

Eufrásia


Eufrásia, além de inteligente e hábil com negócios,
foi uma mulher muito bela,
fascinante, a frente do seu tempo.
Uma benemérita brasileira.



Recebeu uma educação aristocrática na escola de moças de madame Grivet, Vassouras. Além do ensino básico, aprendeu boas maneiras, a falar fluentemente o francês e a tocar piano.


Eufrásia e sua irmã herdaram com a morte de seus pais e da Baronesa de Campo Belo, uma considerável a fortuna. Jovens e solteiras, as irmãs venderam ações, títulos e a casa do Rio de Janeiro, cobraram créditos, alforriaram os escravos e partiram para residir em Paris.


Quando viajou para a Europa, conheceu no navio o diplomata Joaquim Nabuco. As cartas amorosas que recebeu de Nabuco foram, diz a tradição, por expressas instruções dela, encerradas em seu caixão mortuário. Já as cartas e bilhetes que enviou a Joaquim Nabuco, estão guardadas no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, em Recife.


A maior parte do namoro ocorreu na Europa, onde Eufrásia tinha interesses financeiros. Nabuco, porém, tinha ambições políticas no Brasil, de modo que não conseguiram concretizar o relacionamento. O romance durou de 1873 até 1887, quando Eufrásia remeteu a última carta a Joaquim Nabuco, dois anos antes de ele se casar com outra.


Eufrásia tinha o espírito empresarial da família e investiu sua fortuna e a da irmã em vários países europeus, comprando ações de empresas que produziam as novas tecnologias da segunda Revolução Industrial e participando da internacionalização de capitais que ocorria na época. Consta ter sido a primeira mulher a entrar no recinto da Bolsa de Valores de Paris.


Veio somente duas vezes ao Brasil. Retornou definitivamente ao Brasil somente em 1928. Mantinha-se quase como reclusa. Viveu seus últimos anos no Rio de Janeiro. Queria retornar para Paris, mas tinha problemas renais que a impediram de viajar.


Sem "descendentes nem ascendentes", legou praticamente toda sua fortuna para obras de caridade a serem realizadas por instituições da cidade de Vassouras.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eufr%C3%A1sia_Teixeira_Leite






LEIA MAIS


Mundos De Eufrasia

Autor: LAGE, CLAUDIA
Editora: RECORD


O romance revela a real e conturbada história do amor impossível entre o abolicionista Joaquim Nabuco e Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher muito à frente de seu tempo. De forma atípica para os padrões da época, Eufrásia foi criada pelo pai para ser a herdeira e gestora de sua imensa fortuna. Com a morte dele, ela assume os negócios e surpreende a todos com um notável talento para administrar e multiplicar seu patrimônio e ainda garantir sua emancipação econômica em pleno Brasil Imperial. Mas a promessa de que nunca iria se casar - feita ao pai no leito de morte e sempre lembrada pela irmã, com quem teve uma relação de amor e ódio durante toda a vida - tem um preço alto, condenando seu romance com o rebelde Joaquim Nabuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.