segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Semana de prevenção do câncer de mama










Governo destina mais de R$ 10 mi no tratamento de câncer em AL



Entre janeiro e e agosto deste ano, foram realizados no Estado 68.961 mil procedimentos ambulatoriais


Ascom / Sesau

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam que o Sistema Único de Saúde (SUS) investiu, no período de janeiro a agosto deste ano, mais de R$ 10 milhões em tratamento de câncer em Alagoas.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), neste mesmo período foram realizados no Estado 68.961 mil procedimentos ambulatoriais, principalmente em pacientes com cânceres de próstata e pulmão (homens) e de mama e colo do útero (mulheres).

Com o objetivo de mobilizar a população sobre o conhecimento do tratamento e principalmente, sobre a prevenção da doença, foi criado em 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, que será celebrado no próximo 27 de novembro.

De acordo com o médico oncologista do Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), João Aderbal, o compromisso firmado por Alagoas, dentro do Pacto pela Vida, é a redução da incidência e mortalidade do câncer do colo de útero e de mama, como também o controle do tabagismo, que é responsável por vários tipos de manifestação da doença.

“O atendimento na atenção básica é primordial para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer, por que é o médico generalista do posto de saúde que vai detectar os sinais e sintomas da doença”, ressaltou.

Em Alagoas, o tratamento é realizado em centros de Alta Complexidade de Oncologia (Cacon), que funcionam na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, hospitais Universitário (HU) e Afra Barbosa, em Arapiraca.

Segundo o médico, uma alimentação saudável e exames preventivos periódicos são fundamentais para reduzir a incidência da doença. O câncer de pulmão permanece como uma doença altamente letal. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis, porque o consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento da doença.

“A mesma coisa acontece com o câncer do colo de útero e a condição necessária é a presença de infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). O exame preventivo de Papanicolau é imprescindível para a detecção da doença”, alertou.

De acordo com o médico, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Os fatores de risco relacionados à vida reprodutiva da mulher estão bem estabelecidos em relação ao desenvolvimento da doença na mama. A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco; as taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que até 2020 haverá 16 milhões de casos novos de câncer em todo o mundo e 12 milhões de mortes decorrentes da doença, sendo cerca de 10% de mama. A estimativa para o Brasil, neste ano, é de quase 470 mil casos; em Alagoas, o registro poderá ultrapassar 3500 mil ocorrências. “Os números demonstram que o câncer já se configura em um problema de saúde pública mundial”, disse.


Direitos da Mulher

O Ministério da Saúde (MS) recomenda o exame de mamografia como uma das principais estratégias de rastreamento populacional do câncer de mama, que apesar de ser uma doença grave, tem cura se for detectada precocemente.

Até recentemente, o MS recomendava que a mamografia anual fosse realizada em mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos 50 anos. Mas esse limite de idade mudou com a efetivação da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor a partir de abril deste ano, garantindo o benefício a partir dos 40 anos.



Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=189509






LEIA MAIS:


http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/10/23/campanha-para-alertar-crescimento-do-indice-do-cancer-de-mama-no-brasil-793105905.asp

http://br.noticias.yahoo.com/s/16112009/11/saude-motoqueiras-aceleram-cancer-mama.html http://www.jornaldebarretos.com.br/noticias.php?nav=noticias&id=8853

http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php?option=com_content&view=article&id=23709:mulheres-da-area-rural-de-ms-recebem-atendimento-para-prevencao-de-cancer-de-colo-do-utero&catid=35:eventos-e-acontecimentos&Itemid=115

http://www.sonoticias.com.br/noticias/11/95976/sinop-mutirao-de-prevencao-ao-cancer-em-mulheres-sera-amanha

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1281453

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.