sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mioma



Muitas mulheres se assustam com o diagnóstico de miomas, porque imaginam que eles prenunciem a chegada de um tumor maligno. Não há motivo para tal preocupação. Miomas são tumores uterinos que nascem benignos e morrem benignos. É muito grande o número de mulheres que apresentam miomas. Muitas só ficam sabendo disso ocasionalmente, quando o médico levanta seu histórico, faz o exame ginecológico ou pede um ultrassom. Não se conhece exatamente a causa dos miomas. Sabe-se, porém, que ele é um tumor hormônio-dependente, que sua incidência diminui depois da menopausa e que responde bem ao tratamento. Técnicas terapêuticas modernas alcançam ótimos resultados com o mínimo de agressividade.

Definição e sintomas

Mioma é um tumor sólido de tecido muscular e caráter benigno que acomete as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. É também nessa fase que os sintomas se manifestam, embora haja casos absolutamente assintomáticos.
Geralmente, o primeiro sintoma é o aumento do fluxo menstrual. Nos quadros de infertilidade, quando a mulher vai pesquisar a causa, a presença de um mioma uterino isoladamente explica 5% dos casos, portanto uma incidência muito baixa, e de 15% a 20% quando associado a outras entidades, como endometriose ou moléstia inflamatória pélvica aguda.

Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal. Às vezes, mulheres magras parecem grávidas por causa do aumento do abdômen provocado pelo crescimento do mioma. Dor pélvica é mais um sintoma frequente.

Os miomas podem localizar-se em praticamente todo o corpo do útero. Não se sabe exatamente por que os miomas aparecem. Sabe-se que não está envolvida uma causa única. Além disso, a incidência de miomas uterinos é comprovadamente maior nas mulheres negras do que nas brancas.

Alguns casos, o exame de toque não é suficiente para dignosticar a presença de miomas, exigido exame de imagem para complementar o diagnóstico. O ultrassom nem sempre indicar exatamente a posição do mioma no útero. Recorre-se, então, à ressonância magnética, exame que utiliza a injeção de contraste.Trata-se de um exame mais caro e trabalhoso, mas muito importante para orientar tratamentos mais conservadores.

A histerossonografia é um exame de ultrassom com contraste que mostra a verdadeira localização do mioma uterino, dado fundamental para a indicação da técnica cirúrgica adequada. Se o mioma for submucoso aplica-se a técnica da histeroscopia (retirada do mioma por via baixa) diminuindo a morbidade cirúrgica e preservando o útero. No passado, era necessário fazer a cirurgia convencional para a retirada desses miomas.

Existem medicamentos para tratar miomas. Com raras exceções, o tratamento medicamentoso é o único indicado para a mulher que se aproxima da menopausa, porque se sabe teoricamente que depois desse evento regride o tamanho do útero e consequentemente o dos miomas. No entanto, tal tratamento não é rotina.

Visite:
http://www.doutormioma.com.br
http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/miomas1.asp
http://www.mioma.com.br/miomas.htm


exilate
26 out. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.