sábado, 29 de outubro de 2011

Câncer de Mama: A importância do diagnóstico precoce


Em 2011, o número de casos deve chegar a 49 mil 240 no país.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) do Ministério da Saúde apontam que novos casos de câncer de mama esperado no Brasil para 2011 podem chegar a 49.240. Uma doença silenciosa, que se não identificada a tempo pode levar a morte. Esse é o câncer de mama, sendo considerada por especialistas na área como a primeira causa de doenças malignas entre as mulheres. O câncer de mama tem cura? A doença apresenta sintoma? E qual o melhor tratamento? Quem respondeu a essas e outras perguntas foi o presidente da Sociedade Sergipana de Mastologia, Dr. Cláudio Mitidieri, que conversou com a equipe do Portal Infonet a respeito do assunto.

Confira a entrevista

Portal Infonet - Todo caroço é um indicativo de câncer de mama?
Cláudio Mitidieri- Não. Nem todos os nódulos são correspondentes ao câncer de mama, mas é um sinal de alerta de que a mulher deve procurar ajuda de um especialista em mama que é o profissional mastologista.

Infonet- Mesmo com tanta informação, ainda há muitas mortes de mulheres com a doença?
C.M- Sim. O câncer de mama em que pese todas as medidas e programas de prevenção e de estimular a conscientização sobre a doença vem se mantendo constante no número de casos anuais com uma discreta tendência de elevação. Por ano no Brasil nós esperamos cerca de 50 mil novos casos da doença e quase mais de 10 mil mortes. O câncer de mama é a primeira causa de doenças malignas entre as mulheres.

Infonet- A partir de quantos anos a mulher já tem que começar a fazer o exame de toque? Tem como prevenir a doença?
Cláudio Mitidieri " Há cura para a doença"
C.M- Atualmente não recomendamos o auto-exame, o exame de toque como uma forma de rastreamento da doença, claro que é importante a mulher se tocar, se conhecer até para eventualmente detectar novas alterações, mas o principal no combate ao câncer de mama, o principal na redução da mortalidade da doença é o acesso ao especialista com modificação de hábito de vida, ingestão de menos gordura, do controle de peso, realização de atividades físicas e o acesso aos exames de mamografia e ultra-sonografia mamaria.

Sim. Desde que ela siga as orientações das quais eu já falei, são todas as formas de prevenção da doença.

Infonet- A doença apresenta sintoma?
C.M- Olha, o câncer de mama ele pode se manifestar de várias maneiras, o mais comum é a presença de um nódulo palpável, de crescimento rápido, com uma consistência endurecida né, mas a gente pode encontrar secreção que saia do peito, o chamado fluxo papilar. Alterações na pele, lesões e feridas no mamilo também são comumente relacionados ao câncer de mama. E é importante salientar que qualquer alteração detectada pela mulher ou pelo homem, porque o câncer também pode incluir no homem deve procurar ajuda de um especialista.

Infonet- O homem também está procurando o especialista para evitar o câncer de mama?
C.M- Não. Até porque a doença no homem é muito rara, a cada 100 mulheres com câncer, nós teríamos um homem com a doença, e como o homem não tem o desenvolvimento da glândula mamaria, normalmente a procura ocorre em decorrência de um sintoma, normalmente com um nódulo presente.

Infonet- Há chances de cura da doença? De quanto tempo deve ser feito o exame de mamografia?
C.M- Claro. Desde que haja um diagnóstico precoce as chances de cura ela existe sim e quando diagnosticada nos estágios iniciais pode chegar próximo a 100% de cura, por isso é muito importante o autoconhecimento, a realização de exame e da consulta com o especialista.

O Programa de Prevenção através da Sociedade de Mastologia recomenda que todas as mulheres a cima de 40 anos realize o exame de mamografia anualmente.

Infonet- Estresse, bebida alcoólica ou reposição hormonal podem desencadear um câncer?
C.M- Isso são fatores ainda em estudo, mas que algumas evidências apontam nesse sentido. A questão hormonal, a terapia de reposição hormonal aumenta o risco para câncer, mas não deve ser um motivo de pânico em que todas as mulheres não usem hormônio, claro que se deve procurar pesar os riscos e os benefícios do tratamento, isso quem vai decidir é o profissional ginecologista em conjunto com o mastologista e a mulher pode usar sim terapia hormonal desde que esteja indicada para isso.

Infonet- Qual o melhor tratamento para o câncer de mama? É verdade que o uso do anticoncepcional previne a doença?
C.M- A avaliação ela é individualizada, o melhor tratamento é aquele que se adéqua à paciente e ao caso específico em análise, normalmente os tratamentos são cirúrgicos, quimioterápico ou radioterápico e dependendo da avaliação nós poderíamos optar por um, por dois ou pelos três.

Não. Isso é ainda muito controverso, existem estudos que apontam discreto risco, já outros uma discreta proteção, mas ainda não tem nada estabelecido nesse sentido.

Infonet- Qual a diferença entre a mamografia digital e a analógica (tradicional)?
Esse é um ponto que requer muito cuidado, porque a mamografia analógica, que é a mais acessível a população, tem de uma maneira geral o mesmo beneficio e a taxa de detecção. A mamografia digital ela tem benefício adicional em algumas populações específicas principalmente em mulheres jovens e naquelas ditas com as mamas densa, aquelas mamas mais difíceis de ser visualizada e que pode ter um trabalho de imagem na estação. O exame digital é um pouco mais caro do que a analógica (tradicional), mas não é nada que não seja acessível.

Infonet- Ultimamente houve a informação de que estava havendo muitos erros nos resultados dos exames de mamografia aqui no Estado, é verdade?
C.M- Recentemente até houve uma preocupação grande, uma corrida das mulheres aos consultórios dos especialistas em decorrência dessas afirmações de que 60% dos exames de mamografias continham erros. Eu até me pronunciei como atual presidente da Sociedade Sergipana de Mastologia, dizendo que esses números realmente carecem de uma relevância estatística, pois não foi feito nenhum trabalho nesse sentido que demonstre uma tamanha quantidade de erro no exame de mamografia, até porque todas essas clínicas que prestam serviços de mamografia elas são rigorosamente fiscalizadas por órgãos externos, pela Vigilância Sanitária, pela vistoria de físico médico e pelo Controle de Qualidade de Imagem. O profissional habilitado para dar o laudo também se expõe em assinar um registro de exame e eu acredito que não vá ter tantos erros assim.

Por Aisla Vasconcelos

http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=119454

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.