sábado, 22 de maio de 2010

PATRÍCIA LETTIERE


A jovem e talentosa artista plástica,
deu uma entrevista ao blog
"Alma de Mulher"
falou de sua carreira e revelou
sua paixão pela arte.






As primeiras telas

Comecei a fazer minhas primeiras pinturas óleo sobre tela somente no ano de 2005. As duas primeiras foram "Vida", uma paisagem e "Espectrus", uma tela abstrata. Presenteei minha irmã com a obra "Vida" e ofereci "Espectrus" para meu pai. Eles são os guardiões das minhas primeiras pinceladas.


Os primeiros passos

Desde pequena gostava de pintar e desenhar, fazia uma espécie de exposição na varanda da minha casa, quem passasse na rua e olhasse ganhava uma bexiga de ar. Adorava aquelas revistas que vem com os desenhos para colorir, sempre reservava as primeiras folhas do caderno para desenhar,isso quando não inventava de pintar na parede de casa, na época não levava muito a sério,pois toda criança gosta de desenhar e pintar.


Telas favoritas

Difícil escolher somente algumas,pois cada uma tem um significado diferente e importante na minha vida. "Vendaval de Rosas"(2006), "Os Gêmeos"(2006), Millenium(2007), "Voliu Kamav"(2009), "O Amigo"(2009), "O Sol da Meia Noite"(2010)...


Artistas que a influeciaram

Conforme fui lendo e aprendendo sobre pintura conheci muitos artistas que me inspiram não somente pelas obras, mas também pela história e luta de sua vida, são pessoas que nunca deixaram a arte. Leonardo Da Vinci, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Frida Kahlo. E muitos outros Mestres que aos poucos vou conhecendo, admirando e reverenciando.



Quando começou a pintar?
Após uma visita a um atelier, fiquei encantada com a paz de todos aqueles artistas que eu vi pintando. Aos 14 anos decidi que seguiria o Universo de cores,comecei a levar o assunto a sério,muitas vezes passava a tarde na biblioteca lendo livros sobre pintura,comprava alguns livros sobre a Arte,revistas que ensinavam o passo a passo das técnicas que me ajudaram muito a elaborar minhas obras.

Qual é o seu processo de criação?
Qualquer coisa que me chame a atenção eu guardo na mente e no coração, às vezes até mesmo inconscientemente... uma paisagem, um filme, uma música... já é suficiente para inspirar a nascer um novo quadro. Em alguns faço vários esboços para ver como fica e só depois passo para a tela,tem outros que escolho a cor na hora,procuro sempre um lugar em que eu possa ficar em silêncio,tranquilidade é muito importante.

Qual a sua trajetória profissional?
Participei de alguns concursos de desenho e pintura, mas já tem algum tempo que não participo, estou focando mais em fazer a minha primeira exposição.

Qual é sua formação acadêmica?
Segundo grau completo,como artista plástica sou autodidata.


Em quem você se inspirou no começo de sua carreira?
Na minha irmã (Ana Lettiere), que me inspirou não só na pintura, mas a gostar de escrever também, cresci vendo Ana escrever, quando lia as estórias dela me vinha a vontade de ilustrar, pegava o papel e desenhava só de brincadeira, mas ela achava lindo. Meu deu uma imensa força!

Como você começou a pintar?
As aulas de Educação Artística foram fundamentais para mim, tudo o que aprendia durante a aula aproveitava para treinar, e para passar o tempo ficava desenhando em folha de papel. Comecei pintando com aquarela e tinta guachi,com o tempo fui desenhando e deixava para pintar em casa com tinta acrílica. Só algum tempo depois é que passei a pintar com tinta à óleo.

Quais são os temas das suas pinturas?
A maioria das minhas obras é de paisagens e abstratas. Algumas pessoas acham que a paisagem é o que eu vejo e o abstrato é o que sinto... Mas às vezes é o contrário!

Leonardo da Vinci, sei que o considera um mestre. O que na pintura dele te chama mais atenção?
As pinturas de Leonardo são perfeitas. Tudo nas obras dele chama a atenção dos olhos e da alma. As cores, a vida nas expressões e os movimentos, tudo se completa, nada sobra ou fica fora do lugar. Mas o que me impressiona são as mãos, as partes mais bonitas e mais complicadas para passar naturalidade e nas telas de Da Vinci a suavidade dos traços faz parecer que as mãos a qualquer momento vão se mover.

Que disciplina você se impõe para trabalhar?
Procuro ter tempo e organização suficiente para começar e terminar a tela no mesmo dia,se vejo que não vou ter tempo nem começo a obra, deixo para começar mais para frente, mas às vezes acontece um imprevisto ou alguns trabalhos que tem mais detalhes podem levar mais uns dias. Fico angustiada enquanto não termino a obra.

O que é preciso para ser artista plástico?
Gostar realmente desse Universo de cores e formas, amar a Arte de transformar as cores em sonhos, esperança... e vice-versa. As técnicas com o tempo se aprende ou se criamos as nossas próprias, o importante é a essência da arte que está nos sentimentos.

Que sugestões você daria para quem quer aprender a pintar?
Aprenda com calma,não tenha pressa, curta cada momento de descobertas, chega o momento em que as cores deixam de ser somente cores e passam a ganhar vida. E uma coisa muito importante, não fique com medo de errar, pois com as tintas quanto mais medo temos, mais erramos (experiência própria,rsrsrs). Solte a mão, deixe sua imaginação livre para criar a sua obra de arte.

Essa arte é um dom ou pode ser aprendida?
Acho que sem o Dom é difícil aprender, não somente nas Artes, mas em qualquer outra profissão. Quando surge o interesse em querer aprender algo e passamos a buscar mais e mais informação sobre o assunto, é porque já existe o Dom esperando para nascer e revelar grandes artistas.

Quais são suas principais influências?
Os Mestres que passaram seus conhecimentos,os artistas que tive a oportunidade de apreciar suas obras, a natureza, o silêncio, a paz e os amigos.

Como desenvolveu seu estilo?
Desde o início a minha intenção sempre foi fazer quadros que tivessem bastante cor, sinto que através delas muitas coisas boas são transmitidas às pessoas. Com as técnicas que fui aprendendo com a ajuda das revistas aperfeiçoava o meu jeito. Foi um processo que foi nascendo naturalmente e que é até difícil explicar. Quando a gente percebe já tem as marcas únicas das pinceladas, é uma impressão digital da alma do artista.

Você pensa em se apropriar de novas linguagens, como a digital?
Penso sim, sou uma aprendiz da Arte e sempre estou disposta a aprender mais, só não posso prever o resultado, rsrsrs, é uma área nova para mim, mas acredito que com dedicação e paciência, é sempre muito construtivo. Acho que toda forma de conhecer algo novo é válida, é importante para o artista evoluir junto com a Arte, pois ela não vai parar nunca, e a tecnologia está abrindo um espaço para as artes em geral de um modo maravilhoso. O importante é levar cores e sentimentos para as pessoas através das obras, não importa se na tela de tecido ou do computador,pois a emoção da arte nunca se perde.

Qual príncipio fundamentou a sua técnica de pintar?
A curiosidade e a vontade de aprender e ao mesmo tempo de tentar fazer algo diferente, único, mas que tocasse os corações das pessoas.

As artes plásticas sempre foram sua meta ou você teve outras profissões?
Sempre tive a consciência de que seguiria as Artes Plásticas,porque em tudo que eu fiz não deixei de pintar.Mas tive fases artísticas como o teatro(uma rápida experiência) e o artesanato(no qual eu até hoje ainda me aventuro em criar peças para amigos e familiares) que contribuiram muito na minha inspiração para pintura.

Você pensava em ser famosa ou vir a tornar-se famosa?
O sonho de todo(a) artista é ter o seu trabalho reconhecido e nem sempre o reconhecimento o(a) torna famoso(a). Sabemos que os artistas muitas vezes só se tornam famosos depois de alguns séculos. O mais valioso é oferecer o que temos de melhor por amor à arte, sem fixar somente na fama, assim quando ela chegar terá um sabor todo especial.

Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento?
Meu pai (Paulo Lettiere), está sempre ao meu lado segurando minha mão em todas as minhas decisões ,me incentivou em todos os meus primeiros passos como artista, ele tem guardado um dos primeiros desenhos que fiz. Os meus primeiros pincéis, o cavalete... foram presentes dele,são preciosidades em minha vida.

Como você vê a pintura no mundo atual?
Com bastante diversidade e liberdade. Hoje em dia ficou mais fácil para os artistas inovarem em suas pinturas, cada um adapta e cria os seus próprios estilos. Isso é bom para a Arte que está sempre em evolução e para os artistas que ajudam a melhorar cada dia mais.


Como você vê a sua arte?
Como a parte mais importante de mim, minha essência, que nunca deixará de existir, pois estará eternizada nas cores.

Faça sua definição sobre arte

A Arte é o que ainda faz algum sentido num Mundo que parece ter perdido todos os bons e verdadeiros valores. É o Dom da mais bela manifestação da alma dos artistas que atravessam os tempos, transportando sua emoção com a mesma magnitude de sempre.

Quais as suas perspectivas de trabalho para o próximo semestre?
Muita inspiração, letras e cores.

Que mensagem você gostaria de deixar para os novos artistas plásticos?
Nunca desistam de sua arte,por mais difícil que pareça ser o caminho. Estejam preparados para enfrentar em suas vidas pessoas que se preocupam mais em criticar do que em ajudar... Mas também estejam de braços abertos para receber o apoio daqueles que enxergam nas suas obras muito mais do que as cores, conseguem ver seus sentimentos, pois essas pessoas são os seus anjos.


Perfil – Jogo Rápido
Signo: Libra
Cor: Coral
Maior Qualidade: Companheirismo
Maior Defeito: Indecisão
Perfume: Floratta in Gold (O Boticário)
Comida:Pizza
Bebida: Refrigerante
Paixão: Natureza
Filme Preferido: Orgulho e Preconceito
Música Predileta: Con te partirò (Andrea Bocelli)
Livro:O Código Da Vinci
Lembranças:Minha infância
Melhor momento:Quando realizar um grande sonho
Hobby: Ler e viajar
Animal:Cachorro
Família:Meu tudo
Vida: Um caminho cheio de surpresas
Morte: Eternidade
Deus:É toda manifestação do Bem

O que gostaria de dizer aos leitores do blog?
É uma honra para mim poder estar em um espaço belíssimo como este e dividir um pouco da minha história na Arte com pessoas que se dedicam a buscar cada vez mais conhecimento e cultura. Também gostaria de agradecer a atenção de todos que em meio às responsabilidades cotidianas nutrem a sensibilidade e contemplam a arte,mesmo que por um rápido minuto. Saibam que no coração de um(a) artista esse minuto equivale a muito mais, é uma joia.




http://pintandonopedaco.blogspot.com/
http://www.autores.com.br/PatriciaLettiere/


5 comentários:

Patrícia Lettiere disse...

Amiga!Não tenho nem palavras para agradecer o carinho e incentivo com que você sempre me presenteou.
Fico honrada em poder contar um pouco de minha História em um espaço tão especial!
Muito obrigada de coração!!!
Sucesso,paz,luz e sonhos sempre em sua vida!
Beijos!!!

Ana Lettiere disse...

Olá!Seu Blog continua maravilhoso amiga!Adorei a entrevista,é muito bom encontrar minha irmã aqui neste espaço destinado aos artistas e à sensibilidade!
Seu gesto é emocionante,uma nobre amizade!Na caminhada da vida os melhores momentos são aqueles em que encontramos pessoas como você e podemos chamá-las felizes de amigas!!!
Agora vou falar com você Paty...muito belas suas palavras,linda a sua arte e ideais de vida,além de irmã,você sabe,sou sua fã e amiga!
Beijos para as duas!!!Muito sucesso e luz sempre para vocês!

ARANOI disse...

Olha já falei isso com Patricia e volto a falar, estamos diante de uma grande artista e que ouviremos muito flar dessa menina linda pelos quatros cantos do mundo e como a kRIS e muito talentosa escritora guardará essa entrevista para serem vista por muitos que um dia irá ver que isso foi simplesmente magico e um momento que todos irao se lembrar.
Patricia você é uma bela alma e enfeitou mais ainda o blog da KRIS .PARABENS pelo sucesso que está somente começando pode crer.
Bjos de sua amiga IONARA

Nadilce Beatriz disse...

Tua simplicidade e talento são tocantes.
Há leveza de alma e paixão em tuas obras.
Aprecio muito tua criatividade e personalidade, e sinto que em teu coração há equanimidade com a vida e a naturerza.
Muito sucesso sempre.
Seja feliz em tuas inspirações.
Ah, tive que reformular meu blog. Ainda engatinho, mudei o endereço. http://escrevendootempo.zip.net
Nadilce Beatriz (Nadi)

Rackel F. F. Tambara disse...

Oi, Pat, Oi, Kris,
Parabéns às duas pela iniciativa e pelo talento de ambas. Abraço fraterno.

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.