segunda-feira, 31 de maio de 2010

Alcoolismo em Mulheres












Cresce alcoolismo entre mulheres. O número de mulheres dependentes do álcool que procuram tratamento cresceu 78% nos últimos três anos.

No Brasil, as mulheres já somam 1/3 da população de alcoólatras. São milhões de mulheres com o problema. Ao contrário dos homens, as mulheres retêm o álcool no organismo, causando maior dano.

Nos últimos dez anos o número de mulheres depende de álcool aumentou consideravelmente. Em 2000, em cada dez alcoólatras, uma era mulher. Hoje, em cada dois homens com problema, uma é mulher.

Segundo a Organização Mundial de Saúde é uma doença progressiva, incurável de determinação fatal, as MULHERES ALCOOLATRAS e o preconceito contra elas não é nenhuma novidade, a maior parte da sociedade tende a ver com tolerância e até achar engraçado um homem bêbado, porém se afastam enojadas de uma mulher que se encontre nas mesmas condições. E o que é ainda mais trágico; a mulher alcoólatra, ela mesma frequentemente compartilha desse preconceito.

Números do alcoolismo entre mulheres

Nos últimos anos aumentou gravemente o número de mulheres que estão se tornando dependentes do alcool, o alerta vem de várias instituições de saúde e também do Grupo dos Alcoólatras Anônimos de São Paulo. O AA de São Paulo realizou um estudo para levantar os dados e informa que o número de mulheres e homens que são atendidos hoje em virtude do vicio do álcool é igual, enquanto que há apenas 5 anos os grupos tinham uma proporção de uma mulher a cada 5 homens. O levantamento foi realizado tendo como base os 206 Grupos de AA que funcionam em São Paulo, na região metropolitana.

Causas e consequências

São muitas as razões e causas que levam as mulheres bonitas a dependência do álcool, a necessidade de se auto-afirmar na sociedade e no trabalho, problemas conjugais, estresse, depressão são os principais, porém não dá para estabelecer um padrão. É muito comum a associação de várias causas e elas começarem a beber quando aparecem os primeiros sintomas de depressão. O alcoolismo é um problema muito grave e que afeta não somente o indivíduo, mas toda a família, e quando falamos da mulher esse problema se torna ainda mais grave, especialmente quando há filhos, que podem ter dificuldades de compreender o que está acontecendo.

Teste confirma: mulheres são mais afetadas pelo álcool

Um teste feito com oito voluntários, de tipos físicos variados, para saber quantas horas de espera são necessárias para poder dirigir novamente após ingestão de bebida alcoólica, revelou que as mulheres são mais vulneráveis aos efeitos negativos do álcool. Por serem mais leves e terem menos água no organismo do que os homens, o álcool no sangue delas fica mais concentrado.

O teste foi feito para responder a dúvidas como: depois de beber, quantas horas de espera são necessárias para poder dirigir novamente? Como o corpo reage à bebida?
Quando entra no organismo, o álcool, que é uma molécula bem pequena, passa rapidamente do aparelho digestivo para a corrente sangüínea.

Vai acabar chegando ao cérebro, onde ele modifica o jeito como cérebro funciona”, explica o especialista em dependência química Sergio Nicastri.

O sistema nervoso fica em câmera lenta. Há uma tendência a relaxamento, diminuição da ansiedade, da crítica, de censura, da desinibição. A capacidade de julgamento fica afetada. Inclusive a capacidade de a pessoa decidir se consegue ou não guiar.

Com apenas uma taça de vinho, todos os voluntários sofreriam as punições da nova lei de trânsito, que é rigorosa.

As mulheres apresentaram, em média, o dobro da quantidade de álcool no sangue em relação aos homens. “Os resultados maiores foram em mulheres e nas pessoas mais magras do sexo masculino. A mulher, de um modo geral, é mais vulnerável aos efeitos negativos, aos efeitos tóxicos do álcool”, diz o especialista em dependência química Sergio Nicastri.

Normalmente, as mulheres são mais leves e têm menos água no organismo do que os homens. Assim, o álcool, no sangue delas, fica mais concentrado. Diferenças de enzimas e hormônios completam o quadro.

Mulher é mais prejudicada pelo álcool

O abuso de álcool causa danos ao cérebro e a outros órgãos da mulher mais rapidamente do que nos homens, revelou um estudo que será publicado na edição de maio do jornal ‘Alcoholism: Clinical and Experimental Research‘ (Alcoolismo: Pesquisa Clínica e Experimental)”.

As mulheres se tornam alcoólicas mais rapidamente e até mesmo bebendo quantidades menores que os homens, afirmaram os autores do estudo.

Os cientistas submeteram 78 homens e 24 mulheres russos de 18 a 40 anos, vítimas de alcoolismo, a uma bateria de testes de suas funções mentais após uma abstinência de quatro semanas, e compararam os resultados com os de um grupo de controle de 68 homens e mulheres saudáveis.

As mulheres alcoólicas tiveram um desempenho pior nos testes de memória visual, raciocínio e solução de problemas do que os homens alcoólicos.


LEIA MAIS:
http://www.portalms.com.br/canais/O-alcoolismo-na-mulher/Mulher/Comportamento/AutoEstima/12/26/66/569.html
http://videos.r7.com/-cresce-o-numero-de-alcoolismo-entre-as-mulheres-brasileiras/idmedia/fc92fd663289bd8aabc3f030b89edb0e-1.html
http://noticias.r7.com/saude/noticias/mulheres-alcoolistas-aprendem-a-consumir-bebidas-com-as-maes-20091023.html
http://noticias.r7.com/saude/noticias/cresce-o-numero-de-mulheres-de-sp-que-tentam-se-livrar-do-alcoolismo-20100517.html
http://noticias.r7.com/videos/-cresce-o-numero-de-alcoolismo-entre-as-mulheres-brasileiras/idmedia/fc92fd663289bd8aabc3f030b89edb0e.html
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mulheres-cultas-tendem-beber-mais-alcool-diz-estudo-546243.shtml
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=2161
http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/239880
http://www.adroga.casadia.org/alcoolismo/mulheres_alcoolatras.htm
http://www.alcoolismo.com.br/artigos_feminino/teste_confirma_mulheres_sao_mais_afetadas_pelo_alcool.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.