segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cuidado com o sol

O verão chegou com tudo.
Corpos dourados começam
a fazer parte do novo cenário.

Mas não podemos esquecer de nos proteger.
Nos últimos anos, o indice de câncer
de pele aumentou consideramente.

Apesar dos riscos muitas pessoas
ainda recusam-se a utilizar o filtro solar.

E aquelas que o fazem usam-o de forma incorreta.


Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o câncer de pele como o de maior incidência no Brasil desde 2005.


jornaldagazeta 16 fev. 2007


band 11 nov.2008

jornaldagazeta 28 jan. 2008

multivegetal 3 jun. 2009

Câncer de pele: especialistas alertam uso correto do filtro solar
Por: Agência Brasil


Brasília - Durante a 11ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele – realizada hoje (5) pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – a coordenadora de câncer de pele da Secretaria de Saúde do Ditrito Federal, Roula Kozak, alertou para o que chama de “falso entendimento” em relação ao uso do filtro solar.

“Não adianta usar o protetor e exagerar no sol. É como fazer muita ginástica e depois comer bolo de chocolate”, explicou. Segundo ela, a população deve evitar tanto a exposição prolongada ao sol quanto a exposição recorrente, feita diversas vezes, já que a ação do sol tem efeito cumulativo.

O objetivo da campanha, de acordo com a dermatologista, é orientar e prevenir a população, além de fazer a detecção precoce do câncer de pele. O paciente que procurar um dos postos espalhados em 23 estados brasileiros passa por um atendimento dermatológico completo e sai com prescrição de medicamentos ou mesmo com um pedido de cirurgia para remoção de lesões duvidosas.

Leia mais sobre isso:
http://www.badaueonline.com.br/2009/12/5/Pagina44704.htm

Filtro solar sempre, faça chuva ou faça sol

Que o verão é ao mesmo tempo uma delícia e um vilão não é novidade alguma. Ainda assim, grande parte da população não se conscientizou da necessidade de cuidados preventivos diários.
Já foi cientificamente comprovada a eficiência dos raios solares para o organismo humano, na produção de melanina e até na cura de doenças como anemia e osteoporose. Assim também como já foram estudados os perigos de uma excessiva exposição ao Sol, que acarretam o surgimento de manchas, o ressecamento e o câncer de pele.


Leia mais sobre isso em:
http://www.cuide-sebem.com.br/caderno.php?t=376


Proteger-se do sol e prevenir doenças de pele é fácil. Basta um gesto, uma atitude de consciência e de carinho consigo mesmo.

Saiba mais sobre o câncer de pele
www.inca.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.