sábado, 26 de setembro de 2009

Dor de cabeça e enxaqueca















Stress, má alimentação, insônia e uso errado de analgésicos são algumas causas de dor e cabeça.

O brasil é o país da dor de cabeça.


A tensão do dia a dia é a causa mais frequente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo.

As dores de cabeça são um mal extremamente comum, mas, ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de se definir. A dor varia de intensidade: é sentida como um ligeiro desconforto ou como uma dor insuportável. As causas são tão variedade que, muitas vezes, fica difícil determinada com exatidão qual o problema físico ou emocional que está na raiz do problema.

Felizmente, em sua maioria, as dores de cabeça não são sintomas de um problema grave, mas apenas sinais de tensão, fadiga, ansiedade ou distúrbios emocionais. Algumas vezes a dor de cabeça é reflexo de um distúrbio em alguma outra parte do corpo, muito raramente ocorrendo como resultado de uma doença grave.

Já a enxaqueca, é um tipo especial de dor, que afeta apenas uma área limitada da cabeça. Em geral, é acompanhada de outros sintomas, como vômitos ou perturbações da visão.

Numa pesquisa realiza em 2008, o país aparece entre os cinco primeiros colocados na lista de incidência das cefaléias mais comuns e penosas. O Brasil ocupa a primeira posição.Há pelo menos 150 tipos de cefaléia catalogrados.


Os gatilhos para a dor crônica:

  • Abuso de analgésicos;
  • Falta de sono
  • Obesidade
  • Ansiedade e depressão
  • Má alimentação
  • Sedentarismo

Dos três tipos de cefaléia abordados pelo levantamento, o mais corriqueiro é a dor de cabeça tensional - aquela que surge depois de um dia exaustivo de trabalho ou de uma noite mal dorminada. De cada 100 brasileiros, 36 relataram ter sofrido pelo menos uma crise ao longo do último ano. De intensidade leve a moderada, a dor de cabeça tensional costuma ser facilmente combatida com um comprimido de analgésico. Em segundo a enxaqueca, 15% da população adulta brasileira. Mas o que chama mais atenção na pesquisa é a incidência da dor de cabeça crônica diária.


A Cefaleia crônica diária pode se manisfestar tanto com as caracteristicas da dor de cabeça tensional quanto com as da enxaqueca. Ela é mais comum em mulheres.


A enxaqueca é a maior fonte de sofrimento. De moderadas a severas, as crises se manifestam por dor pulsátil, de um lado apenas da cabeça, que pode ser acompanhada por nauseas, vômitos, formigamento das mãos, aversão àluz, ao barulho e a odores fortes. Em algumas pessoas, ela é precedida de um conjunto de alterações visuais e da fala. É uma tortura que dura de quatro horas a três dias e afeta duas mulheres para cada homem.


O dado mais preocupante surgiu recentemente, com a constatação estatística de que os enxaquecosas são mais sujeitos a sofrer derrames.


As terapias alternativas, como a acupuntura, técnicas de relaxamentos e yoga são uma excelente opção.



A enxaqueca e a dieta alimentar

Você precisa descobrir se o que originou a enxaqueca foi algum dos alimentos que costumam provocar uma crise, e começar a reintroduzi-los aos poucos. Você então poderá constatar se existe uma ligação entre um determinado alimento e a frequência das crises.

Leia Mais:

Prevencao/dor_cabeca_mulher
Dores de cabeca e coluna causam mau humor em metade dos pacientes
Dores de cabeça

Dores de cabeça e enxaqueca
Cresce o número de mulheres que buscam a cura ou o alívio da dor de cabeça com acupuntura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.