sábado, 26 de setembro de 2009

Dor de cabeça e enxaqueca















Stress, má alimentação, insônia e uso errado de analgésicos são algumas causas de dor e cabeça.

O brasil é o país da dor de cabeça.


A tensão do dia a dia é a causa mais frequente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo.

As dores de cabeça são um mal extremamente comum, mas, ao mesmo tempo, um dos mais difíceis de se definir. A dor varia de intensidade: é sentida como um ligeiro desconforto ou como uma dor insuportável. As causas são tão variedade que, muitas vezes, fica difícil determinada com exatidão qual o problema físico ou emocional que está na raiz do problema.

Felizmente, em sua maioria, as dores de cabeça não são sintomas de um problema grave, mas apenas sinais de tensão, fadiga, ansiedade ou distúrbios emocionais. Algumas vezes a dor de cabeça é reflexo de um distúrbio em alguma outra parte do corpo, muito raramente ocorrendo como resultado de uma doença grave.

Já a enxaqueca, é um tipo especial de dor, que afeta apenas uma área limitada da cabeça. Em geral, é acompanhada de outros sintomas, como vômitos ou perturbações da visão.

Numa pesquisa realiza em 2008, o país aparece entre os cinco primeiros colocados na lista de incidência das cefaléias mais comuns e penosas. O Brasil ocupa a primeira posição.Há pelo menos 150 tipos de cefaléia catalogrados.


Os gatilhos para a dor crônica:

  • Abuso de analgésicos;
  • Falta de sono
  • Obesidade
  • Ansiedade e depressão
  • Má alimentação
  • Sedentarismo

Dos três tipos de cefaléia abordados pelo levantamento, o mais corriqueiro é a dor de cabeça tensional - aquela que surge depois de um dia exaustivo de trabalho ou de uma noite mal dorminada. De cada 100 brasileiros, 36 relataram ter sofrido pelo menos uma crise ao longo do último ano. De intensidade leve a moderada, a dor de cabeça tensional costuma ser facilmente combatida com um comprimido de analgésico. Em segundo a enxaqueca, 15% da população adulta brasileira. Mas o que chama mais atenção na pesquisa é a incidência da dor de cabeça crônica diária.


A Cefaleia crônica diária pode se manisfestar tanto com as caracteristicas da dor de cabeça tensional quanto com as da enxaqueca. Ela é mais comum em mulheres.


A enxaqueca é a maior fonte de sofrimento. De moderadas a severas, as crises se manifestam por dor pulsátil, de um lado apenas da cabeça, que pode ser acompanhada por nauseas, vômitos, formigamento das mãos, aversão àluz, ao barulho e a odores fortes. Em algumas pessoas, ela é precedida de um conjunto de alterações visuais e da fala. É uma tortura que dura de quatro horas a três dias e afeta duas mulheres para cada homem.


O dado mais preocupante surgiu recentemente, com a constatação estatística de que os enxaquecosas são mais sujeitos a sofrer derrames.


As terapias alternativas, como a acupuntura, técnicas de relaxamentos e yoga são uma excelente opção.



A enxaqueca e a dieta alimentar

Você precisa descobrir se o que originou a enxaqueca foi algum dos alimentos que costumam provocar uma crise, e começar a reintroduzi-los aos poucos. Você então poderá constatar se existe uma ligação entre um determinado alimento e a frequência das crises.

Leia Mais:

Prevencao/dor_cabeca_mulher
Dores de cabeca e coluna causam mau humor em metade dos pacientes
Dores de cabeça

Dores de cabeça e enxaqueca
Cresce o número de mulheres que buscam a cura ou o alívio da dor de cabeça com acupuntura

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Salve o planeta pela internet. Conheça o Ecoplanet!


Uma forma positiva para driblar o desmatamento no planeta

Quer ajudar a natureza sem sair de casa?
Então é simples!
Basta acessar o site Ecoplanet.
O Ecoplanet é um site de busca ecológico,
produzido pela Google,
onde a cada 50 mil buscas realizadas por meio da ferramenta de pesquisa chamada "Ecology for Planet" uma árvore é plantada.

» Siga o Vooz no Twitter

» Add o Vooz no Orkut

De acordo com o site "Os plantios ocorrerão inicialmente no interior do Estado de São Paulo, principalmente na cidade de Ribeirão Preto, e poderão se expandir para outras regiões em uma segunda etapa conforme surgirem parcerias e convites." e o anuncio de cada plantio realizado será divulgado via Twitter.

O eco4planet economiza energia pois sua tela é predominantemente preta, e um monitor utiliza até 20% menos energia para exibi-la se comparado à tela branca. Considerando as mais de 1,4 bilhão de buscas diárias realizadas no Google™ com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, teríamos com um buscador de fundo preto a economia anual de mais de 5,3 Milhões de Kilowatts-hora!

Esse valor equivale à:

Mais de 48 milhões de televisores em cores desligados por 1 hora;
Mais de 59 milhões de geladeiras desligadas por 1 hora;
Mais de 133 milhões de lâmpadas desligadas por 1 hora;
Mais de 44 milhões de computadores desligados por 1 hora.

Economizar energia é uma forma de ajudar o planeta uma vez que para geração de eletricidade incorre-se no alagamento de grandes áreas (hidrelétricas), poluição do ar com queima de combustíveis (termoelétricas), produção de lixo atômico (usinas nucleares), dentre outros problemas ambientais. Soma-se a isso o fato de que o eco4planet pode gerar menor cansaço visual ao visitante se comparado a uma página predominantemente branca.

Sendo assim não há dúvidas de que essa ação é extremamente válida uma vez que somados os usuários teremos um resultado realmente significativo de economia de energia, gastos, preservação da natureza, e ainda mais: acreditamos que olhar sempre para o eco4planet fará com que as pessoas se lembrem da necessidade contínua de economizar energia elétrica e proteger a Natureza!

Quer começar a ajudar o planeta, então acesse e divulgue:
http://www.eco4planet.com/pt/


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore?



Hoje é comemorado o Dia da árvore, mas não temos nada a comemorar. Ainda estamos destruído das florestas, agredindo o Meio Ambiente sem nos importar com as consequências. A Terra é o único planeta que conhecemos. Vale a pena realmente destruir nosso lar?

DouglasFlinto
4 jun. 2008



IBAMA
LINHA VERDE
www.ibama.gov.br
Denúncias
0800618080


Campanha Ficha Limpa



Os esforços de mais de um ano da Campanha Ficha Limpa serão entregues ao Congresso Nacional no dia 29 de setembro. As 1 milhão e 300 mil de assinaturas, arrecadadas pela sociedade civil em todo o Brasil, serão repassadas ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer, no dia 29 de setembro.

Nesta data, serão entregues em ato simbólico na Câmara todas as assinaturas contabilizadas pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Diante deste calendário, o MCCE trabalha para que o máximo possível de formulários que ainda circulam pelo país chegue ao escritório do Movimento até esta data. O envio urgente desses formulários para a Secretaria Executiva do MCCE, em Brasília, é imprescindível para que se atinja o total de assinaturas previsto na Constituição.

A entrega das assinaturas marca o encerramento da primeira fase da Campanha Ficha Limpa, caracterizada pela coleta de adesões. O passo seguinte é o diálogo com os parlamentares para o acompanhamento da tramitação e aprovação do Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos.

O dia 29 de setembro foi escolhido por ser uma data simbólica para o MCCE. Nesse mesmo dia, há dez anos, passou a vigorar a primeira lei de iniciativa popular do Brasil, a Lei 9.840/99, que trata do combate à compra de votos e ao uso eleitoreiro da máquina administrativa, e a partir da qual surgiu o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Iniciada em abril de 2008, a Campanha Ficha Limpa tem hoje mais de 1 milhão e 100 mil assinaturas. O Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar. Na prática, o PL terá um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral. Para conhecer mais o projeto e aderir à campanha, basta visitar o site da iniciativa www.mcce.org.br.

Por que uma lei de iniciativa popular?
Em 1999 foi aprovada a Lei n° 9.840, que tornou possível a cassação, até o presente momento, de mais de mil políticos por compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa (ver pesquisas do MCCE na página principal). Foi a primeira vez que a sociedade brasileira apresentou e viu aprovado um Projeto de Lei de iniciativa popular em que se concedia à Justiça Eleitoral poderes mais amplos para aplicar punições aos que praticam atos de corrupção eleitoral. Agora, a Campanha Ficha Limpa quer manter essa vitória da sociedade, colaborando para a formação de melhores quadros políticos no país.

http://www.mcce.org.br/node/15

PARTICIPE!
ESTA É SUA CHANCE DE MUDAR ESTE PAÍS.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Anita Malfatti - A artista e a mulher




Anita Catarina Malfatti
Pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira.



Anita era filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos. Em sua passagem pela Alemanha, entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista. Foi a primeira artista brasileira a aderir ao modernismo, tendo sido uma das expositoras da mostra, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, que fazia parte da Semana de Arte Moderna de 1922.



Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras.

Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia.

Anita deixou mais do que um legado de artes, deixou vivo ideais, que mudaram o rumo da história.





"Eu tinha 13 anos, e sofria porque não sabia que rumo tomar na vida. Nada ainda me revelara o fundo da minha sensibilidade[...]Resolvi, então, me submeter a uma estranha experiência: sofrer a sensação absorvente da morte. Achava que uma forte emoção, que me aproximasse violentamente do perigo, me daria a decifração definitiva da minha personalidade. E veja o que fiz. Nossa casa ficava próxima da estação da Barra Funda. Um dia saí de casa, amarrei fortemente as minhas tranças de menina, deitei-me debaixo dos dormentes e esperei o trem passar por cima de mim. Foi uma coisa horrível, indescritível. O barulho ensurdecedor, a deslocação de ar, a temperatura asfixiante deram-me uma impressão de delírio e de loucura. E eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria fixar para sempre na retina assombrada. Foi a revelação: voltei decidida a me dedicar à pintura."
(Anita Malfatti)

"É verdade que eu já não pinto o que pintava há 30 anos.Hoje faço pura e simplesmente arte popular brasileira. É preciso não confundir:arte popular com folclore...[...]eu pinto aspectos da vida brasileira, aspectos da vida do povo. Procuro retratar os seus costumes,os seus usos,o seu ambiente. Procuro transportá-los vivos para as minhas telas. Interpretar a alma popular[...]eu não pinto nem folclore, nem faço primitivismo. Faço arte popular brasileira"
(Anita Malfatti)


Representações da artista
  • Na minissérie Um Só Coração (2004), de Maria Adelaide Amaral - Rede Globo, Anita Malfatti, foi representada pela atriz Betty Gofman.
  • "Anita Malfatti" - documentário - Premio Estímulo de Curta-metragem da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2001 - de Luzia Portinari Greggio.

Principais obras de Anita Malfatti
- A boba - A Estudante Russa - O homem das sete cores - Nu Cubista - O homem amarelo


Bibliografia

Anita Malfatti - Tomei a Liberdade de Pintar a Meu Modo Anita Malfatti - Tomei a Liberdade de Pintar a Meu Modo
Luzia Portinari Greggio / Magma

"Tomei a liberdade de pintar ao meu modo" foi o título-desabafo que a própria Anita cunhou para uma exposição realizada por Bardi no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1955. Era uma tentativa de dar um basta às polêmicas suscitadas em torno de sua trajetória artística. Reproduzindo mais de 140 obras, este é um estudo preciso e polêmico sobre Anita Malfatti. Luzia Portinari agrupou todas as fases da vida de artista, destacando as obras abrigadas em coleções particulares, longe do acesso do público. São retratos, flores, festas populares, paisagens, vilarejos, cenas rurais - pinturas (Muitas inéditas ) que revelam todo o estilo e a arte de umas das principais artistas brasileiras.



Anita Malfatti - A Festa da CorAnita Malfatti - A Festa da Cor
Camargo, Ani Perri / Terceiro Nome

Este livro nos faz companheiros da vida de Anita Malfatti, tornando-nos espectadores da efervescência cultural da Alemanha e dos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX e do choque causado pela Semana de Arte de Moderna de São Paulo, em 1922. O modo de lidar com a deficiência física, os mistérios da vida amorosa e a especulada paixão de Anita por Mário de Andrade, temas fundamentais da biografia da pintora, também estão aqui presentes, iluminando ainda mais o retrato desta artista para a história da arte brasileira.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Licença Maternidade



LICENÇA MATERNIDADE 180 DIAS - SETOR PÚBLICO E SETOR PRIVADO
A licença maternidade pelo período de 180 dias, antes da Lei 11.770 de 09 de setembro de 2008 ser sancionada, já vinha sendo aplicada em algumas cidades e estados, os quais estabeleceram tal período através da aprovação de leis estaduais ou municipais. No entanto, é importante ressaltar que estas leis só valiam para as respectivas cidades ou estados e que atingiam somente as servidoras públicas.

LICENÇA MATERNIDADE - SETOR PRIVADO (REGIME CLT)
No âmbito Federal o projeto de lei (PL 2.513/07) que criava o Programa Empresa Cidadã, foi convertido na Lei 11.770 de 09 de setembro de 2008, aprovada pelo Presidente da República, a qual prevê incentivo fiscal para as empresas do setor privado que aderirem à prorrogação da licença maternidade de 120 dias para 180 dias. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que a amamentação regular, por seis meses, reduz 17 vezes as chances de a criança contrair pneumonia, 5,4 vezes a possibilidade de anemia e 2,5 vezes a ameaça de crises de diarréia. Conforme estabelece a nova lei, as empregadas das empresas privadas que aderirem ao Programa - inclusive as mães adotivas - terão o direito de requerer a ampliação do benefício, devendo fazê-lo até o final do primeiro mês após o parto.


Leia mais:

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2009/06/09/licenca-maternidade-no-servico-publico-estadual-ampliada-de-quatro-para-seis-meses-756267407.asp


http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2008/09/09/lula_sanciona_com_vetos_lei_que_cria_licenca-maternidade_de_seis_meses-548150234.asp

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FLORES DE OUTONO















Amarelo
Verde
Coral
Flores de Outono
Graciosas
Talentosas
Revolucionárias
Flor de Libra
Flor de Sagitário
Flores Azuis
Coloridas
Preciosas

Ninfa do Fogo
Ninfa do Ar
Doces Fadas
Defensoras da Natureza
Almas de Artista


Pedra do Sol
Pedra da Lua
Flores do campo
Rosas
Amarelas
Flores Amigas
Flores Irmãs
Mulheres
Simplesmente
Mulheres







(Dedico estes versos a Ana e Patricia Lettiere com todo meu carinho e amizade)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Recomeçar...



CarlaVeritas19
22 jan. 2008

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bienal do livro



Programação - Mulher e Ponto

Uma área elegante e com muito conforto, como uma sala de visitas, onde escritoras, jornalistas e personalidades estarão reunidas para abordar os mais variados assuntos sob a ótica feminina, em debates abertos e diretos. A cada dia, um novo tema estará em pauta: saúde, família, relacionamentos, sexo, amor e muitas outras questões que fazem parte do universo feminino. Um espaço exclusivo para mulheres, onde homem não entra... Só se insistir muito.
LOCALTEMACONVIDADODATAHORA
Mulher e PontoO Livro na Bolsa - Dicas de escritoras ganham espaço nas estantesLeila Ferreira e Danuza Leão - Mediadora: Sonia Biondo10/09/200917:00
Mulher e PontoHá vida depois dos 40 - Um novo filão nas estantesMiriam Goldenberg e Betty Milan - Mediadora: Leilane Neubarth11/09/200919:30
Mulher e PontoPolêmica e atualidade no discurso feminino - As questões da mulher deixam o livro e ganham visibilidade na mídiaPatrycia Travassos e Márcia Tiburi - Mediadora : Isabella Saes12/09/200917:00
Mulher e PontoA Voz Feminina na Literatura Brasileira - O que diz, o que quer, quem é a escritora brasileira que faz sucesso com as leitorasLya Luft e Livia Garcia-Roza - Mediadora: Bianca Ramoneda12/09/200919:30
Mulher e PontoAs Contadoras de Histórias - A temática feminina em poesia e contosViviane Mosé e Heloísa Seixas13/09/200917:00
Mulher e PontoBlog é Livro? - O crescimento do livro virtual atrai escritoras e leitorasClara Averbuck e Fal Azevedo - Mediadora: Cora Rónai13/09/200919:30
Mulher e PontoCulinária, Substantivo Feminino - Por que a cozinha passou a ser território dos chefs?Flávia Quaresma e Alex Atala - Mediadora: Danusia Bárbara14/09/200919:30
Mulher e PontoCadê o feminismo que estava aqui? Entre o preconceito e a renovação, o feminismo chega ao século 21Valéria Meirelles e Carla Rodrigues - Mediadora : Teresa Montero Ferreira15/09/200919:30
Mulher e PontoA Mulher Através da História - As personagens da literatura que fizeram históriaMary Del Priore e Claudia Lage - Mediadora: Manya Millen16/09/200919:30
Mulher e PontoA Mulher Repórter da Vida - Em crônicas, memórias e reflexões, os melhores momentos da alma femininaMartha Medeiros e Rosiska Darcy de Oliveira - Mediadora: Sonia Biondo17/09/200917:30
Mulher e PontoDe Olho na Nova Família - da mulher do pai ao filho do marido, as mudanças na família viram tema de livroFernanda Carlos Borges e Cecília Troiano - Mediadora: Leda Nagle18/09/200919:30
Mulher e PontoLiteratura para garotas - Livros para mulheres, com sexo e estilo, traz de volta o prazer de lerAntônia Leite Barbosa e Jô Hallack - Mediadora: Patricia Carvalho-Oliveira19/09/200917:00
*A programação cultural da Bienal do Livro está sujeita a alterações sem aviso prévio.

Programação completa pelo site da Bienal do livro

domingo, 6 de setembro de 2009

Uma poesia em forma de música...


Teka42 7 set. 2008

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Psiquismo Feminino

Engana-se o Homem que conquista uma Mulher e acredita que garantiu um brinquedo por toda a sua vida. Emoções são renováveis, oscilam e carecem de sustentações e manutenções periódicas, as mulheres são assim. O Amor e o desejo não emplacam em definitivo, jamais. A alimentação adequada e dosada deve ser vitalícia. Conquistar, seduzir e ser imprevisível ao máximo possível é algo que deve ser feito no decorrer dos anos e pelos anos.

(Bengaly)


http://www.autoresbrasileiros.com.br/bengaly/

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Alma de Mulher


Minh'alma chora ou ri, com sentimento,
Repleta de quimeras e ansiedades,
E sonha ser maior que o Pensamento,
Gritando ao Mundo, insólitas verdades!

Meu corpo se estremece, em forte alento,
É sôfrego no culto das vontades,
Eu sou mulher que vive em encantamento,
Isenta de pretensas veleidades.

Alguns conselhos dados, sem carinho,
Intentam de eu seguir outro caminho,
Mas eu, decido estar onde eu quiser...

Sou firme, de altivez determinada,
E sigo resoluta, pela Estrada,
Traçada por minh'alma de Mulher!

By@
Anna D'Castro
(D.A.Reservados)
Publicado no Recanto das Letras em 27/04/2006

http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=146029