domingo, 2 de novembro de 2008

O Câncer de Mama tem cura. Previna-se.


De: vagninho08
Adic. em: 5 out. 2008


A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Mulheres cada vez mais jovem apresenta a doença.O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 30 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Quando a doença é descoberto no início, as chances de cura são muito maiores. Mas, para que isso aconteça, é muito importante que você realize periodicamente os exames apropriados.

O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é o caroço no seio, mesmo que não venha acompanhado de dor. Podem aparecer pequenos caroços também embaixo do braço. Lembre-se, no entanto, que nem todo caroço é indício de câncer de mama. Faça a auto-exame e visite regularmente o ginecologista. A prevenção e a informação ainda é a melhor escolha. Cuide de sua saúde. Toque-se.


De: fps31
Adic. em: 21. junho. 2007
Jornal da Band - 20.06.07


Faça o Auto-exame!
Todo mês, sete dias a partir do primeiro dia da menstruação, é o momento de você mesma fazer esse exame. Se estiver na menopausa, marque um dia fixo para todos os meses.
  • Fique em pé, em frente ao espelho, com o braço atrás da cabeça, toque suas mamas com as pontas dos dedos, desde o mamilo até a axila.
  • Verifique a existência de dor, de caroços, nódulos, inchaços, mudança de coloração ou líquidos nos mamilos.
  • Deitada em sua cama, com o braço atrás da cabeça, repita o exame feito em frente ao espelho.
  • Se houver qualquer alteração, mínima que seja, ou tenha alguma dúvida, procure serviço médico: mastologista, ginecologista, ambulatórios, postos e centro de saúde pública poderão ajudá-la.

Como descobrir a doença mais cedo?
Fazendo os exames clínicos anualmente, e geralmente após os 40 anos, a mamografia. O exame clínico das mamas é feito, anualmente, por um médico. Se uma parente - principalmente mãe, irmã ou filha - teve a doença dos 50 anos e se a mulher já teve câncer de mama ou no ovário, ela deve ficar atenta. Mulheres com esse histórico devem fazer a mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos, ou conforme orientação médica.

O que a mulher pode fazer para se cuidar?
Ter uma alimentação saudável (dieta rica em alimentos de origem vegetal, muitas frutas e verduras, alimentos pobres em gorduras e sal), praticar regularmente atividade física, não beber ou beber quantidades moderadas de álcool (recomenda-se, no máximo, duas doses por dia para os homens e uma dose para as mulheres) e não fumar. Essas são algumas dicas para ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.

De: pnkpnk
Adic. em: 11 março 2008


Maiores Informações:
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=336 http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/cmama.asp http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/mama.asp

3 comentários:

Nobre Viking disse...

É uma realidade preocupante.
Todas mulheres deviam se cuidar assim com nós homens que tbm estamos sujeitos a certos tipos de câncer.

Nadia disse...

Todas as mulheres deviam realizar exames períodicos.

Zana disse...

Pesquisa recente constatou que 81% das mulheres nunca fizeram exame de mama.

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.