sábado, 2 de novembro de 2013

Documentário de Marie Curie

Publicado em 08/09/2012




SINOPSE
Marie é uma jovem polonesa que, em 1891, muda-se para Paris onde tem a oportunidade de estudar magnetismo com o Prof. Jean Perot. Este consegue que ela divida um laboratório de pesquisas com o químico Pierre Curie. Trabalhando juntos, eles terminam se apaixonando e se casando.

Estimulada pela descoberta dos raios X, feita por Roentgen, e das radiações de urânio por Becquerel, Marie Curie inicia trabalhos de pesquisa que a levariam a identificar três emissões radiativas. Em seguida, apoiando-se na descoberta do efeito piezoelétrico feita por seu marido, cria um método para medir a intensidade das emissões radiativas de diversos materiais.

Trabalhando com diferentes compostos de urânio, consegue também demonstrar que as emissões eram diretamente proporcionais à quantidade de urânio neles presente. Em 1898, consegue também demonstrar a radiatividade do Tório. No mesmo ano, já auxiliada pelo marido, isola, em meio a amostras de minério de urânio, diminutas quantidades de um novo elemento, ao qual deu o nome de polônio. Em dezembro, identificara outro elemento, e quantidades menores ainda: o rádio.

Para obterem maiores quantidades desses novos elementos, os Curie vão buscar sobras de minérios na região da Boêmia. Para isso, investem suas próprias economias. Em 1902, conseguem obter 0.1g de rádio. Mais tarde, purificando oito toneladas de um minério chamado pechblenda, obtêm mais 1g de um sal de rádio.

Em 1903, dividem com Becquerel o prêmio Nobel de Física. Após a morte do marido, em 1906, Marie assume seu cargo de professor na Universidade de Sorbonne, tornando-se a primeira mulher a ali lecionar. Em 1911, ela recebe também o Prêmio Nobel de Química.

No final da vida, dedica-se a supervisionar o Instituto do Rádio, organização para estudos e trabalhos com radiatividade, sediado em Paris. Marie Curie vem a falecer em 1934, devido à leucemia adquirida pela excessiva exposição à radiatividade.

FICHA TÉCNICA
Pais: Estados Unidos
Gênero: Biográfico, Drama
Direção: Mervyn LeRoy
Roteiro: Paul Osborn, Paul H. Rameau
Produção: Sidney Franklin
Música Original: Herbert Stothart
Fotografia: Joseph Ruttenberg
Nota: 8.5
Ano: 1943
Duração: 123min

ELENCO
Greer Garson - Marie Curie
Walter Pidgeon - Pierre Curie
Henry Travers - Eugene Curie
Albert Bassermann - Prof. Jean Perot
Robert Walker - David Le Gros
C. Aubrey Smith - Lord Kelvin
Dame May Whitty - Sra. Eugene Curie
Victor Francen - Presidente da Universidade
Ray Collins - Conferencista
Van Johnson - Repórter
Gigi Perreau - Eve, aos 18 meses
Reginald Owen - Dr. Becquerel
Lumsden Hare - Prof. Roget
Alan Napier - Dr. Bladh
Miles Mander - Homem de Negócios
Margaret O'Brien - Irène Curie, aos 5 anos
Howard Freeman - Prof. Constant
Elsa Basserman - Madame Perot
Harold De Becker - Professor
Guy D'Ennery - Professor
Al Ferguson - Homem, no acidente
Lisa Golm - Lucille
Dorothy Raye - Enfermeira

Fonte: http://www.65anosdecinema.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.