Três mulheres foram agraciadas neste ano com o prêmio Nobel da Paz
pela luta pelos direitos das mulheres.
pela luta pelos direitos das mulheres.
Da BBC
Três mulheres dividiram o Nobel da Paz deste ano por suas lutas pela igualdade de direitos entre os gêneros, mas na história do prêmio, iniciada em 1901, apenas 44 dos 851 agraciados nas seis categorias até hoje são mulheres.
A física nuclear polonesa Marie Curie, radicada na França, foi a primeira mulher a receber um Nobel, em 1903. Ela foi também a única mulher até hoje a receber um segundo prêmio Nobel - o de Química, em 1911.
Com o Nobel da Paz concedido neste ano conjuntamente à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à ativista Leymah Gbowee, também liberiana, e à jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman, a categoria passou a ser a com o maior número de mulheres laureadas - 15.
O Nobel de Literatura é a segunda categoria com o maior número de mulheres premiadas, com 12.
O prêmio de Economia, categoria criada somente em 1968, apenas uma vez foi dado a uma mulher, quando premiou a economista americana Elinor Ostrom, em 2009.
Nas demais categorias, duas mulheres receberam o Nobel de Física, quatro foram premiadas com o Nobel de Química e dez receberam o de Medicina.
Neste ano, das cinco categorias já anunciadas, apenas o Nobel da Paz foi agraciado a mulheres. O prêmio de Economia deverá ser anunciado na segunda-feira.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/morre-queniana-wangari-maathai-premio-nobel-da-paz-em-2004.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostaria de saber sua opinião.