sexta-feira, 29 de julho de 2011

Nair de Teffe




“Tive tudo que uma mulher podia querer, mas, hoje eu não tenho nada.”

"A gente quando é jovem, complica muito a vida e estraga a mocidade."




Tudo que eu pudesse dizer desta mulher, não expressaria um terço de sua grandeza. Sua paixão por música popular, a arte da caricatura, seu talento para as artes, sua contribuição para a História do Teatro em Petrópolis ... era de uma ousadia sem limites. Uma mulher corajosa, inteligente, vivaz, íntegra. Muitos fatos marcaram sua vida.
Com suas caricaturas, Nair de Teffé, ou melhor, Rian, era mordaz, crítica, de traços vibrantes, ao satirizar a alta sociedade.

Ousada, elegante, curiosa, sensual, brilhante, vanguardista,... que adjetivo usar? Todos compõem a personalidade de Nair de Teffé. A primeira caricaturista mulher do mundo, uma moça boêmia, de família nobre. Amiga de Chiquinha Gonzaga! Primeira dama do Brasil.

Sobre Nair de Teffé disse:
"Miúda, miudinha, mimosa, frágil, delicada, uma figurinha de biscuit, digna de luxuosa etagére envidraçada e de pelúcia forrada. Uma tetéia, um fetiche, que compensa a exiguidade corporal por uma exuberância de vida e de graça. Fala com calor, sibilando muito levemente as palavras, num arroubo constante, das suas predileções. Pontua as frases lapidadas na sua excelente cultura intelectual. Adora a música, o teatro, a agitada existência mundana e o... Fon-Fon! É uma amadora muito disputada, e em quase todos os programas de festas de beneficência, no Rio e em Petrópolis, aparece o seu nome gentil e mingnon como a sua possuidora, curtinho, pequenino, leve como uma mariposa, melodioso como um gorjeio".



Um comentário:

karinne Teffé disse...

Gostei do seu blog Parabéns!
obrigada pela homenagem

by Karinne Teffé

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.