quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novo plano para norueguês mulheres, paz e segurança


O governo norueguês implementado desde 20 de janeiro, um novo plano de trabalho sobre temas relacionados às mulheres, paz e segurança.


Resolução 1325 do Conselho de Segurança foi adaptada em 2000. Tem como objetivo envolver as mulheres em uma extensão muito maior em todas as atividades relacionadas com a paz e a segurança, e estão mais protegidos em situações de conflito armado. Dez anos após a resolução foi aprovada, o Secretário Geral da ONU observou que trabalham com mulheres em situações de guerra e conflito não tem ido longe o suficiente. O governo da Noruega, vem o desafio das Nações Unidas para intensificar os trabalhos, a formulação de medidas, um plano de ação e vinculativa.
"A resolução da ONU sobre mulheres, paz e segurança (1325) é especialmente importante para os militares. Esta é a introdução de uma perspectiva de igualdade de gênero nas operações de campo. Constantemente a tentar garantir que as mulheres estão envolvidas, e incidirá especificamente sobre a proteção das mulheres. Talvez isto é novo para nós, mas na realidade sensível, saudável, diz ministro da Defesa, Grete Faremo.
- Muitos conflitos em que os homens armados que determinam os termos da paz. Apesar do forte empenho das mulheres em questões de paz em muitos países afetados por conflitos, são excluídos das negociações. Isso não é apenas uma questão democrática, mas também prejudica os processos de paz a longo prazo. Então, nós queremos fortalecer o nosso trabalho para obter mais mulheres envolvidas nos processos de paz e negociações, disse o chanceler Jonas Gahr Store.
- As violações maciças afetando leste do Congo novamente. A violência sexual atinge centenas de milhares de mulheres em conflitos ao redor do mundo. É inaceitável que a sociedade internacional não reage da mesma forma como outras ameaças à paz e segurança. Aprofundamos os nossos esforços para combater a impunidade e para dar maior status às vítimas de violência sexual em áreas de conflito, diz o ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Internacional, Erik Solheim. O novo plano é um reforço do atual regime de governo e a implementação da resolução do Conselho de Segurança da ONU (1325) sobre as mulheres, a paz ea segurança e será executado até 2013. O plano envolve o Ministério das Crianças, Equidade e Integridade, da Defesa, da Justiça e dos Negócios Estrangeiros.
O plano assenta em cinco áreas temáticas: processos de paz e negociações, operações militares internacionais, a reconstrução pós-conflito e de manutenção da paz, a violência sexual em conflitos armados e aumentar as responsabilidades e orientação para resultados.

-Resolución 1325 Consejo de Seguridad de la ONU:
http://daccess-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N00/720/21/PDF/N0072021.pdf?OpenElement

-Plan de acción noruego sobre la mujer, la paz y la seguridad: http://www.regjeringen.no/upload/UD/Vedlegg/FN/strategi_kvinner_fred_sikkerhet.pdf


Fonte:
http://www.borealidad.com.ar/nuevo-plan-noruego-para-la-mujer-la-paz-y-la-seguridad/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+boreal+%28Borealidad%29&utm_content=FaceBook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.