domingo, 6 de fevereiro de 2011

Hábitos que protegem o coração

Atitudes simples no dia a dia podem nos ajudar a gerar saúde. Veja aqui algumas das principais atitudes para evitar os danos ao coração
  • Mantenha o peso sob controle
A gordura é uma grande inimiga do coração - e o pior tipo é o que se acumula na região abdominal (aquele efeito barriga de chope, sabe como?). Essa gordura eleva o colesterol ruim, o triglicérides, a pressão arterial e a inflamação nas artérias, comprometendo o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o fígado, que fica impregnado de lipídeos; e o pâncreas, que começa a produzir insulina com dificuldade.
  • Alimente a leveza, não o stress
Com o objetivo de deixar o corpo preparado para encarar o acúmulo de tarefas do dia a dia, o organismo produz dois hormônios: cortisol e adrenalina. Eles são nossa resposta às situações de stress e, entre outras coisas, aceleram os batimentos cardíacos e contraem os vasos sanguíneos, dificultando a circulação. No longo prazo, isso favorece o depósito das temidas placas de gordura nas paredes dos vasos. "Quando alimentamos uma raiva em silêncio estamos contribuindo para esse stress crônico. Por isso é essencial resolver as atribulações quando surgem e ter uma atitude positiva diante da vida. Temos que ser leves", orienta o especialista Otavio Gebara.
  • Mande embora o baixo-astral
Angústia, tristeza e depressão são alterações emocionais que causam problemas de sono, distúrbios alimentares, preguiça de se exercitar e levam a fumar mais. Só isso já bastaria para desencadear uma série de condições favoráveis para as alterações cardiovasculares. E, além desses pontos comportamentais, há um lado químico - a depressão produz substâncias que dão início a um processo de inflamação capaz de entupir as artérias.
  • Tenha muito cuidado com remédios para emagrecer
Para dizer o mínimo, nenhum desses medicamentos é bom, todos representam algum risco à saúde. Os mais perigosos são aqueles que aceleram a queima de gordura, pois fazem o coração bater mais rápido, induzindo a taquicardia, o que força a parede dos vasos. Cuidado! Só um médico pode decidir se você precisa tomar remédio para emagrecer. Mulher comendo cereal
  • Alimentos podem ser grandes aliados
Use e abuse dos aliados à mesa Os alimentos são fundamentais na prevenção das doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Aparecida de Oliveira, chefe do serviço de nutrição do Instituto do Coração, de São Paulo, existem alguns alimentos que não podem faltar em seu cardápio diário. São eles a semente de linhaça, soja, fibras solúveis, derivados do leite, frutas, verduras e peixe. Não fume (e, se fumar, não utilize pílula anticoncepcional!) Fumar é tudo de ruim, você já sabe. Mas a combinação de fumo e pílulas anticoncepcionais atua como uma bomba-relógio no organismo feminino. Imagine duas forças opostas agindo dentro de um tubo cilíndrico a fim de arrebentá-lo. Isso é o que acontece com as veias e artérias de quem mistura cigarro e anticoncepcional. É verdade que as fórmulas mais modernas reduziram bastante a dose hormonal dos anticoncepcionais, tornando-os mais seguros. Porém, o risco de trombose (formação de coágulos que dificultam e às vezes impedem a circulação) não foi eliminado, sendo as pernas o maior alvo do problema. http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/habitos-protegem-coracao-597353.shtml


5 maneiras de prevenir o infarto

Conheça atitudes que diminuem o risco de infarto e que podem ser adotadas já. Sem remédios nem sacrifícios!
por Alessandra Moura


1. Não passe raiva

Ela contrai as artérias, faz o batimento cardíaco disparar e deixa o sangue mais grosso e fácil de coagular. Bateu uma raivinha? Respire fundo, conte até dez e procure se manter calma.
2. Sorria mais!
Rir relaxa os vasos e aumenta o fluxo de sangue. Ouvir uma música alegre tem o mesmo efeito.

3. Durma bem

Mulheres que dormem sete horas ou mais todas as noites correm menos risco.

4. Concentre-se
Termine uma tarefa antes de começar outra e amenize a sua ansiedade.

5. Tenha fé
Participar de um culto religioso alivia o estresse. Você consegue o mesmo efeito ao meditar, prestar um serviço voluntário ou fazer algum tipo de artesanato. Mexa-se sem academia.

Pega elevador? Desça dois andares abaixo do seu, suba o resto de escada e seque 3 kg por ano! Usa telefone? Ande enquanto fala. Passa o dia sentada? A cada 1 hora, fique de pé e alongue-se. Isso melhora a circulação.

Fuja desses inimigos!

  • Cigarro
Corte o vício hoje e, em um ano, reduza pela metade o risco de doença cardíaca.
  • Poluição
Se não puder evitar a rua na hora do rush, cultive hera e gérbera, duas das plantas que mais filtram o ar.
  • Barulho
Quem se expõe a muito barulho o dia todo tem maior risco de infarto. Instale cortinas pesadas em casa. http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=6519589606199823492

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.