sábado, 26 de fevereiro de 2011

OLGA







Olga foi uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica, deportada para a Alemanha durante o governo de Vargas, onde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de concentração.



Ao longo do tempo, tenho postado deste blog algumas mulheres que foram grandes seres humanos. Muitas delas, mulheres a frente de seu tempo, idealistas, fascinantes...



Olga Gutmann Benário é uma dessas mulheres. Nascida em Munique, em uma família judia alemã de classe média. Ingressou ainda jovem no movimento Comunista. Seu idealismo fez com qu e fosse presa e acusada de alta traição à pátria. Sua vida tomou novo rumo ao conhecer Luis Carlos Prestes, seu grande amor.


Prestes e Olga chegaram ao Brasil com documentos falsos em abril de 1935, fingindo serem um casal português mas se mantendo na clandestinidade.

Durante alguns meses, Prestes e Olga conseguiram ainda viver na clandestinidade.

Em março de 1936, foram capturados pela polícia. Olga é levada para a Casa de Detenção, posta numa cela junto com mais de dez mulheres, muitas delas conhecidas suas. Aí, descobre estar esperando uma filha de Luís Carlos Prestes. Logo vem a ameaça de deportação para a Alemanha, sob o governo de Hitler. Começa na Europa um grande movimento pela libertação de Olga e Prestes, encabeçado por D. Leocádia e Lígia Prestes, respectivamente a mãe e a irmã de Luís Carlos Prestes.

No entanto, Olga foi transportada para a Alemanha de navio, o cargueiro alemão La Coruña, apesar dos protestos do próprio capitão pela violação do Direito martítimo internacional. Ao desembarcar, Olga foi levada para Barnimstrasse, a temida prisão de mulheres da Gestapo, onde teve a filha, Anita Leocádia. Anita ficou em poder da mãe até ao fim do período de amamentação e, depois, foi entregue à avó, D. Leocádia, em consequência das pressões da campanha internacional dirigida, como já dito, por Lígia Prestes e pela própria D. Leocádia.

Aos 34 anos de idade e quase quatro anos depois de transferida para Lichtenburg, Olga foi enviada para o Campo de extermínio de Bernburg, onde morreria.


A primeira biografia de Olga Benário foi escrita por Ruth Werner e publicada na Alemanha Oriental em 1961 pela Verlag Neues Leben, com reedição em 1984. Fernando Morais publicou uma nova biografia sobre ela em 1985, intitulada "Olga". Também foi feito um documentário pelo cinesta Galip Iyitanrr. No Brasil, um filme foi feito baseado na biografia escrita por Fernando Morais. A obra recebeu três prêmios no Grande Prêmio Brasileiro de cinema de 2005, mas teve recepção negativa das imprensas brasileira e alemã. Olga também foi tema de ópera.


SAIBA MAIS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Olga_(filme)

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u89.jhtm

Ícone de alerta
| 18/06/2007

| 10/05/2009 | 04/06/2007

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ética e Ecologia - Um alerta mundial


Apesar ter sido produzido em 2006, deste vídeo continua bem atual. A cada dia sentimos de mais perto os efeitos do aquecimento global. O que mais precisa acontecer para mudar nossa postura
em relação ao meio ambiente?


mikaelmcs | 26 jul. 2006

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tributo à mulher



"Denúncias de violência contra mulher crescem 27,5% no Brasil"
(estadao.com.br)


CONTINUE DENUNCIANDO
Ligue 180



CLAUDIOGOSPELSANTOS | 1 mar. 2009

Leia mais
http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_capas&view=capas&tplay=sub&capaid=7&Itemid=32
http://www.violenciamulher.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1213&Itemid

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Hábitos que protegem o coração

Atitudes simples no dia a dia podem nos ajudar a gerar saúde. Veja aqui algumas das principais atitudes para evitar os danos ao coração
  • Mantenha o peso sob controle
A gordura é uma grande inimiga do coração - e o pior tipo é o que se acumula na região abdominal (aquele efeito barriga de chope, sabe como?). Essa gordura eleva o colesterol ruim, o triglicérides, a pressão arterial e a inflamação nas artérias, comprometendo o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o fígado, que fica impregnado de lipídeos; e o pâncreas, que começa a produzir insulina com dificuldade.
  • Alimente a leveza, não o stress
Com o objetivo de deixar o corpo preparado para encarar o acúmulo de tarefas do dia a dia, o organismo produz dois hormônios: cortisol e adrenalina. Eles são nossa resposta às situações de stress e, entre outras coisas, aceleram os batimentos cardíacos e contraem os vasos sanguíneos, dificultando a circulação. No longo prazo, isso favorece o depósito das temidas placas de gordura nas paredes dos vasos. "Quando alimentamos uma raiva em silêncio estamos contribuindo para esse stress crônico. Por isso é essencial resolver as atribulações quando surgem e ter uma atitude positiva diante da vida. Temos que ser leves", orienta o especialista Otavio Gebara.
  • Mande embora o baixo-astral
Angústia, tristeza e depressão são alterações emocionais que causam problemas de sono, distúrbios alimentares, preguiça de se exercitar e levam a fumar mais. Só isso já bastaria para desencadear uma série de condições favoráveis para as alterações cardiovasculares. E, além desses pontos comportamentais, há um lado químico - a depressão produz substâncias que dão início a um processo de inflamação capaz de entupir as artérias.
  • Tenha muito cuidado com remédios para emagrecer
Para dizer o mínimo, nenhum desses medicamentos é bom, todos representam algum risco à saúde. Os mais perigosos são aqueles que aceleram a queima de gordura, pois fazem o coração bater mais rápido, induzindo a taquicardia, o que força a parede dos vasos. Cuidado! Só um médico pode decidir se você precisa tomar remédio para emagrecer. Mulher comendo cereal
  • Alimentos podem ser grandes aliados
Use e abuse dos aliados à mesa Os alimentos são fundamentais na prevenção das doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Aparecida de Oliveira, chefe do serviço de nutrição do Instituto do Coração, de São Paulo, existem alguns alimentos que não podem faltar em seu cardápio diário. São eles a semente de linhaça, soja, fibras solúveis, derivados do leite, frutas, verduras e peixe. Não fume (e, se fumar, não utilize pílula anticoncepcional!) Fumar é tudo de ruim, você já sabe. Mas a combinação de fumo e pílulas anticoncepcionais atua como uma bomba-relógio no organismo feminino. Imagine duas forças opostas agindo dentro de um tubo cilíndrico a fim de arrebentá-lo. Isso é o que acontece com as veias e artérias de quem mistura cigarro e anticoncepcional. É verdade que as fórmulas mais modernas reduziram bastante a dose hormonal dos anticoncepcionais, tornando-os mais seguros. Porém, o risco de trombose (formação de coágulos que dificultam e às vezes impedem a circulação) não foi eliminado, sendo as pernas o maior alvo do problema. http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/habitos-protegem-coracao-597353.shtml


5 maneiras de prevenir o infarto

Conheça atitudes que diminuem o risco de infarto e que podem ser adotadas já. Sem remédios nem sacrifícios!
por Alessandra Moura


1. Não passe raiva

Ela contrai as artérias, faz o batimento cardíaco disparar e deixa o sangue mais grosso e fácil de coagular. Bateu uma raivinha? Respire fundo, conte até dez e procure se manter calma.
2. Sorria mais!
Rir relaxa os vasos e aumenta o fluxo de sangue. Ouvir uma música alegre tem o mesmo efeito.

3. Durma bem

Mulheres que dormem sete horas ou mais todas as noites correm menos risco.

4. Concentre-se
Termine uma tarefa antes de começar outra e amenize a sua ansiedade.

5. Tenha fé
Participar de um culto religioso alivia o estresse. Você consegue o mesmo efeito ao meditar, prestar um serviço voluntário ou fazer algum tipo de artesanato. Mexa-se sem academia.

Pega elevador? Desça dois andares abaixo do seu, suba o resto de escada e seque 3 kg por ano! Usa telefone? Ande enquanto fala. Passa o dia sentada? A cada 1 hora, fique de pé e alongue-se. Isso melhora a circulação.

Fuja desses inimigos!

  • Cigarro
Corte o vício hoje e, em um ano, reduza pela metade o risco de doença cardíaca.
  • Poluição
Se não puder evitar a rua na hora do rush, cultive hera e gérbera, duas das plantas que mais filtram o ar.
  • Barulho
Quem se expõe a muito barulho o dia todo tem maior risco de infarto. Instale cortinas pesadas em casa. http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=6519589606199823492

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

25 coisas que um homem gosta em uma mulher

MsEumesma | 2 jun. 2009