quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A sombra do câncer


No dia nacional de combate à doença, um especial sobre o problema que já é a segunda causa de morte no País.

Doença mata milhares de mulheres por ano no Brasil

Os indicadores sociais divulgados pelo IBGE em setembro deste ano confirmaram uma realidade que há algum tempo já vinha sendo detectada por pesquisas e pela percepção dos profissionais de saúde: o câncer está avançando e já é a segunda causa de morte entre os brasileiros, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.


Uma das explicações para esse avanço foi o aumento da expectativa de vida da população – que pulou de 70,5 anos em 1999 para 73,5 – mas os maus hábitos como tabagismo, sedentarismo e má alimentação têm uma participação importante nesse quadro.


Entre as mulheres, os principais cânceres são de pele não-melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto, pulmão, tireoide, estômago, ovário e corpo do útero. Uma pesquisa divulgada ontem (26/11) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostrou que 44% das mulheres que têm o colo do útero afetado pela doença só descobrem o problema muito tarde, quando as chances de cura são menores.


No Dia Nacional de Combate ao Câncer o Delas selecionou diversas reportagens com informações úteis sobre o câncer. Em algumas delas, relatos emocionantes de pessoas que têm e tiveram a doença, que estão lutando contra ela ou já conseguiram a cura. Confira.


http://delas.ig.com.br/saudedamulher/a+sombra+do+cancer/n1237840157516.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.