domingo, 31 de outubro de 2010

O Legado Lutzenberger


"Peço licença aos leitores do Blog Alma de Mulher.
A cada mês, o blog apresenta grandes mulheres, algumas, esquecidas pela história. Este mês, no entanto, o blog faz uma justa homenagem
a um homem admirável: José A. Lutzenberger.
Sua história é um exemplo para todos nós, homens e mulheres.
Conheça agora um Grande Homem."
(Kris R.)









"Me interesso muito pouco pela minha pessoa. Olho sempre para a frente. Custo a entender que estou com 75 anos."

"A Alemanha fez penitência pelo holocausto. Mas o Brasil ainda deve a sua pelo que fez com os índios e os negros. "

"O livre mercado não resolve tudo, até porque é manipulado. O mercado só vê demanda, não vê necessidades. Os mercados são cegos para as gerações futuras."




Quem foi Lutzemberger?

Este renomado protetor da natureza ganhou mais de 40 prêmios, 25 distinções e dez homenagens.

José Antônio Lutzenberger, importante ecologista e agrônomo brasileiro, participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental. Foi dele a autoria de "O manifesto ecológico brasileiro". Foi secretário-especial do Meio Ambiente da Presidência da República de 1990 a 1992.

Em 1971, depois de treze anos como executivo da Basf, abandonou a carreira para denunciar o uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras do Rio Grande do Sul. A partir de então se dedicou à natureza e defendeu o desenvolvimento sustentável na agricultura e o uso dos recursos renováveis, alertando para os perigos do modelo de globalização em vigor.

A partir da década de 1970, desenvolveu uma série de atividades voltadas à defesa do meio ambiente. Entre estas estão a criação da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), em 1971, e a Fundação Gaia, em 1987. Além disso, se destacou pela organização de programas de agricultura biológica em intercâmbio com diversos países.

Participou de mais de oitenta encontros nacionais e mais de quarenta internacionais. Entre os quarenta prêmios que recebeu está o The Right Livelihood Award (Nobel Alternativo), 25 distinções e inúmeras homenagens especiais.

Lutz, como era conhecido, escreveu diversos livros, dos quais um dos mais notáveis é Fim do futuro? - Manifesto Ecológico Brasileiro, de 1976. Coordenou também os estudos ecológicos do Plano Diretor do Delta do Jacuí (RS), tendo papel importante na implantação do Parque Municipal do Lami, em Porto Alegre, (que hoje leva seu nome), e do Parque Estadual da Guarita, em Torres, entre outras atividades.

Em março de 1990, foi nomeado secretário-especial do Meio Ambiente da Presidência da República, em Brasília, durante o governo de Fernando Collor de Mello, onde permaneceu até 1992. Nesse período, teve papel decisivo na demarcação das terras indígenas, em especial a dos índios Yanomami, em Roraima, na decisão do Brasil de abandonar a bomba atômica, na assinatura do Tratado da Antártida, na Convenção das Baleias e na participação das conferências preparatórias da Conferência Mundial do Ambiente, a Rio-92.

Lutzenberger faleceu em 2002, com 75 anos. Seu sepulcro está próximo a uma árvore, em um bosque do Rincão Gaia, em Pantano Grande.



Fundação Gaia Localizada em Pantano Grande (RS), a fundação atua na área de educação ambiental e na promoção de tecnologias socialmente compatíveis, tais como a agricultura regenerativa (ecológica), manejo sustentável dos recursos naturais, medicina natural, produção descentralizada de energia e saneamento alternativo.

A sede rural leva o nome de Rincão Gaia, área de 30 hectares situada sobre uma antiga jazida de basalto, e que se tornou exemplo de recuperação de áreas degradadas. O lugar é habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martim-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra, a coruja-das-torres, e outras espécies animais. Além disso, lá funciona o centro de educação ambiental e de divulgação da agricultura regenerativa.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Lutzenberger www.fgaia.org.br http://www.portal25.com/index.php?a=19&h=atual/curios01/cur014&l=1


BIBLIOGRAFIA
  • Manual de Ecologia - Do Jardim ao Poder - Vol. 1
Lutzenberger, Jose / L&PM Sinfonia Inacabada - A Vida de José Lutzenberger Dreyer, Lilian / Vidicom
  • Ecologia: do Jardim ao Poder
Jose Lutzenberger Editora: L&PM


Trecho do excelente documentário "Lutzenberger: For Ever Gaia" de Frank Coe e Otto Guerra. O ambientalista José Lutzenberger, figura de grande expressão no movimento ecológico brasileiro e internacional, aponta problemas cada vez mais atuais. Neste trecho aponta para os absurdo da sociedade de consumo.

poavive 18 out. 2009







http://www.fgaia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de saber sua opinião.