segunda-feira, 31 de maio de 2010

Alcoolismo em Mulheres












Cresce alcoolismo entre mulheres. O número de mulheres dependentes do álcool que procuram tratamento cresceu 78% nos últimos três anos.

No Brasil, as mulheres já somam 1/3 da população de alcoólatras. São milhões de mulheres com o problema. Ao contrário dos homens, as mulheres retêm o álcool no organismo, causando maior dano.

Nos últimos dez anos o número de mulheres depende de álcool aumentou consideravelmente. Em 2000, em cada dez alcoólatras, uma era mulher. Hoje, em cada dois homens com problema, uma é mulher.

Segundo a Organização Mundial de Saúde é uma doença progressiva, incurável de determinação fatal, as MULHERES ALCOOLATRAS e o preconceito contra elas não é nenhuma novidade, a maior parte da sociedade tende a ver com tolerância e até achar engraçado um homem bêbado, porém se afastam enojadas de uma mulher que se encontre nas mesmas condições. E o que é ainda mais trágico; a mulher alcoólatra, ela mesma frequentemente compartilha desse preconceito.

Números do alcoolismo entre mulheres

Nos últimos anos aumentou gravemente o número de mulheres que estão se tornando dependentes do alcool, o alerta vem de várias instituições de saúde e também do Grupo dos Alcoólatras Anônimos de São Paulo. O AA de São Paulo realizou um estudo para levantar os dados e informa que o número de mulheres e homens que são atendidos hoje em virtude do vicio do álcool é igual, enquanto que há apenas 5 anos os grupos tinham uma proporção de uma mulher a cada 5 homens. O levantamento foi realizado tendo como base os 206 Grupos de AA que funcionam em São Paulo, na região metropolitana.

Causas e consequências

São muitas as razões e causas que levam as mulheres bonitas a dependência do álcool, a necessidade de se auto-afirmar na sociedade e no trabalho, problemas conjugais, estresse, depressão são os principais, porém não dá para estabelecer um padrão. É muito comum a associação de várias causas e elas começarem a beber quando aparecem os primeiros sintomas de depressão. O alcoolismo é um problema muito grave e que afeta não somente o indivíduo, mas toda a família, e quando falamos da mulher esse problema se torna ainda mais grave, especialmente quando há filhos, que podem ter dificuldades de compreender o que está acontecendo.

Teste confirma: mulheres são mais afetadas pelo álcool

Um teste feito com oito voluntários, de tipos físicos variados, para saber quantas horas de espera são necessárias para poder dirigir novamente após ingestão de bebida alcoólica, revelou que as mulheres são mais vulneráveis aos efeitos negativos do álcool. Por serem mais leves e terem menos água no organismo do que os homens, o álcool no sangue delas fica mais concentrado.

O teste foi feito para responder a dúvidas como: depois de beber, quantas horas de espera são necessárias para poder dirigir novamente? Como o corpo reage à bebida?
Quando entra no organismo, o álcool, que é uma molécula bem pequena, passa rapidamente do aparelho digestivo para a corrente sangüínea.

Vai acabar chegando ao cérebro, onde ele modifica o jeito como cérebro funciona”, explica o especialista em dependência química Sergio Nicastri.

O sistema nervoso fica em câmera lenta. Há uma tendência a relaxamento, diminuição da ansiedade, da crítica, de censura, da desinibição. A capacidade de julgamento fica afetada. Inclusive a capacidade de a pessoa decidir se consegue ou não guiar.

Com apenas uma taça de vinho, todos os voluntários sofreriam as punições da nova lei de trânsito, que é rigorosa.

As mulheres apresentaram, em média, o dobro da quantidade de álcool no sangue em relação aos homens. “Os resultados maiores foram em mulheres e nas pessoas mais magras do sexo masculino. A mulher, de um modo geral, é mais vulnerável aos efeitos negativos, aos efeitos tóxicos do álcool”, diz o especialista em dependência química Sergio Nicastri.

Normalmente, as mulheres são mais leves e têm menos água no organismo do que os homens. Assim, o álcool, no sangue delas, fica mais concentrado. Diferenças de enzimas e hormônios completam o quadro.

Mulher é mais prejudicada pelo álcool

O abuso de álcool causa danos ao cérebro e a outros órgãos da mulher mais rapidamente do que nos homens, revelou um estudo que será publicado na edição de maio do jornal ‘Alcoholism: Clinical and Experimental Research‘ (Alcoolismo: Pesquisa Clínica e Experimental)”.

As mulheres se tornam alcoólicas mais rapidamente e até mesmo bebendo quantidades menores que os homens, afirmaram os autores do estudo.

Os cientistas submeteram 78 homens e 24 mulheres russos de 18 a 40 anos, vítimas de alcoolismo, a uma bateria de testes de suas funções mentais após uma abstinência de quatro semanas, e compararam os resultados com os de um grupo de controle de 68 homens e mulheres saudáveis.

As mulheres alcoólicas tiveram um desempenho pior nos testes de memória visual, raciocínio e solução de problemas do que os homens alcoólicos.


LEIA MAIS:
http://www.portalms.com.br/canais/O-alcoolismo-na-mulher/Mulher/Comportamento/AutoEstima/12/26/66/569.html
http://videos.r7.com/-cresce-o-numero-de-alcoolismo-entre-as-mulheres-brasileiras/idmedia/fc92fd663289bd8aabc3f030b89edb0e-1.html
http://noticias.r7.com/saude/noticias/mulheres-alcoolistas-aprendem-a-consumir-bebidas-com-as-maes-20091023.html
http://noticias.r7.com/saude/noticias/cresce-o-numero-de-mulheres-de-sp-que-tentam-se-livrar-do-alcoolismo-20100517.html
http://noticias.r7.com/videos/-cresce-o-numero-de-alcoolismo-entre-as-mulheres-brasileiras/idmedia/fc92fd663289bd8aabc3f030b89edb0e.html
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mulheres-cultas-tendem-beber-mais-alcool-diz-estudo-546243.shtml
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=2161
http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/239880
http://www.adroga.casadia.org/alcoolismo/mulheres_alcoolatras.htm
http://www.alcoolismo.com.br/artigos_feminino/teste_confirma_mulheres_sao_mais_afetadas_pelo_alcool.html

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SIMONE DE BEAUVOIR















Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir, escritora, filósofa e feminista. Grande pensadora. Uma mulher fascinante. Sua obra é uma visão reveladora de sua vida e de seu tempo. Uma verdadeira relíquia.

Aos 15 anos, Beauvoir já decidira ser escritora. Entre sua obra, destacar-se "O Segundo Sexo", uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade.


Vale conhecer esta Grande Mulher e sua obra.




"Não se nasce mulher: torna-se."

"É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta."

"(...) Entretanto, não se deve acreditar que todas as dificulades se atenuem nas mulheres de temperamento ardente."

"Ao contrário, podem exasperar-se. A pertubação feminina pode atingir uma intensidade que o homem não conhece. (...)"

"O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade."

"Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento."

"Nós, para os outros, apenas criamos pontos de partida."

"O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso."

"Por vezes a palavra representa um modo mais acertado de se calar do que o silêncio."

"Achar-se situada à margem do mundo não é posição favorável para quem quer recriá-lo."
(Simone de Beauvoir)




LIVROS:

http://www.planetanews.com/autor/SIMONE%20DE%20BEAUVOIR



LEIA MAIS

http://www.simonebeauvoir.kit.net/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simone_de_Beauvoir



Julianapedreira2 — 6 dez.2009






parterei — 21 set. 2008
— Documental sobre Simone de Beauvoir realizado por Virginie Linhart. 2007.

sábado, 22 de maio de 2010

PATRÍCIA LETTIERE


A jovem e talentosa artista plástica,
deu uma entrevista ao blog
"Alma de Mulher"
falou de sua carreira e revelou
sua paixão pela arte.






As primeiras telas

Comecei a fazer minhas primeiras pinturas óleo sobre tela somente no ano de 2005. As duas primeiras foram "Vida", uma paisagem e "Espectrus", uma tela abstrata. Presenteei minha irmã com a obra "Vida" e ofereci "Espectrus" para meu pai. Eles são os guardiões das minhas primeiras pinceladas.


Os primeiros passos

Desde pequena gostava de pintar e desenhar, fazia uma espécie de exposição na varanda da minha casa, quem passasse na rua e olhasse ganhava uma bexiga de ar. Adorava aquelas revistas que vem com os desenhos para colorir, sempre reservava as primeiras folhas do caderno para desenhar,isso quando não inventava de pintar na parede de casa, na época não levava muito a sério,pois toda criança gosta de desenhar e pintar.


Telas favoritas

Difícil escolher somente algumas,pois cada uma tem um significado diferente e importante na minha vida. "Vendaval de Rosas"(2006), "Os Gêmeos"(2006), Millenium(2007), "Voliu Kamav"(2009), "O Amigo"(2009), "O Sol da Meia Noite"(2010)...


Artistas que a influeciaram

Conforme fui lendo e aprendendo sobre pintura conheci muitos artistas que me inspiram não somente pelas obras, mas também pela história e luta de sua vida, são pessoas que nunca deixaram a arte. Leonardo Da Vinci, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Frida Kahlo. E muitos outros Mestres que aos poucos vou conhecendo, admirando e reverenciando.



Quando começou a pintar?
Após uma visita a um atelier, fiquei encantada com a paz de todos aqueles artistas que eu vi pintando. Aos 14 anos decidi que seguiria o Universo de cores,comecei a levar o assunto a sério,muitas vezes passava a tarde na biblioteca lendo livros sobre pintura,comprava alguns livros sobre a Arte,revistas que ensinavam o passo a passo das técnicas que me ajudaram muito a elaborar minhas obras.

Qual é o seu processo de criação?
Qualquer coisa que me chame a atenção eu guardo na mente e no coração, às vezes até mesmo inconscientemente... uma paisagem, um filme, uma música... já é suficiente para inspirar a nascer um novo quadro. Em alguns faço vários esboços para ver como fica e só depois passo para a tela,tem outros que escolho a cor na hora,procuro sempre um lugar em que eu possa ficar em silêncio,tranquilidade é muito importante.

Qual a sua trajetória profissional?
Participei de alguns concursos de desenho e pintura, mas já tem algum tempo que não participo, estou focando mais em fazer a minha primeira exposição.

Qual é sua formação acadêmica?
Segundo grau completo,como artista plástica sou autodidata.


Em quem você se inspirou no começo de sua carreira?
Na minha irmã (Ana Lettiere), que me inspirou não só na pintura, mas a gostar de escrever também, cresci vendo Ana escrever, quando lia as estórias dela me vinha a vontade de ilustrar, pegava o papel e desenhava só de brincadeira, mas ela achava lindo. Meu deu uma imensa força!

Como você começou a pintar?
As aulas de Educação Artística foram fundamentais para mim, tudo o que aprendia durante a aula aproveitava para treinar, e para passar o tempo ficava desenhando em folha de papel. Comecei pintando com aquarela e tinta guachi,com o tempo fui desenhando e deixava para pintar em casa com tinta acrílica. Só algum tempo depois é que passei a pintar com tinta à óleo.

Quais são os temas das suas pinturas?
A maioria das minhas obras é de paisagens e abstratas. Algumas pessoas acham que a paisagem é o que eu vejo e o abstrato é o que sinto... Mas às vezes é o contrário!

Leonardo da Vinci, sei que o considera um mestre. O que na pintura dele te chama mais atenção?
As pinturas de Leonardo são perfeitas. Tudo nas obras dele chama a atenção dos olhos e da alma. As cores, a vida nas expressões e os movimentos, tudo se completa, nada sobra ou fica fora do lugar. Mas o que me impressiona são as mãos, as partes mais bonitas e mais complicadas para passar naturalidade e nas telas de Da Vinci a suavidade dos traços faz parecer que as mãos a qualquer momento vão se mover.

Que disciplina você se impõe para trabalhar?
Procuro ter tempo e organização suficiente para começar e terminar a tela no mesmo dia,se vejo que não vou ter tempo nem começo a obra, deixo para começar mais para frente, mas às vezes acontece um imprevisto ou alguns trabalhos que tem mais detalhes podem levar mais uns dias. Fico angustiada enquanto não termino a obra.

O que é preciso para ser artista plástico?
Gostar realmente desse Universo de cores e formas, amar a Arte de transformar as cores em sonhos, esperança... e vice-versa. As técnicas com o tempo se aprende ou se criamos as nossas próprias, o importante é a essência da arte que está nos sentimentos.

Que sugestões você daria para quem quer aprender a pintar?
Aprenda com calma,não tenha pressa, curta cada momento de descobertas, chega o momento em que as cores deixam de ser somente cores e passam a ganhar vida. E uma coisa muito importante, não fique com medo de errar, pois com as tintas quanto mais medo temos, mais erramos (experiência própria,rsrsrs). Solte a mão, deixe sua imaginação livre para criar a sua obra de arte.

Essa arte é um dom ou pode ser aprendida?
Acho que sem o Dom é difícil aprender, não somente nas Artes, mas em qualquer outra profissão. Quando surge o interesse em querer aprender algo e passamos a buscar mais e mais informação sobre o assunto, é porque já existe o Dom esperando para nascer e revelar grandes artistas.

Quais são suas principais influências?
Os Mestres que passaram seus conhecimentos,os artistas que tive a oportunidade de apreciar suas obras, a natureza, o silêncio, a paz e os amigos.

Como desenvolveu seu estilo?
Desde o início a minha intenção sempre foi fazer quadros que tivessem bastante cor, sinto que através delas muitas coisas boas são transmitidas às pessoas. Com as técnicas que fui aprendendo com a ajuda das revistas aperfeiçoava o meu jeito. Foi um processo que foi nascendo naturalmente e que é até difícil explicar. Quando a gente percebe já tem as marcas únicas das pinceladas, é uma impressão digital da alma do artista.

Você pensa em se apropriar de novas linguagens, como a digital?
Penso sim, sou uma aprendiz da Arte e sempre estou disposta a aprender mais, só não posso prever o resultado, rsrsrs, é uma área nova para mim, mas acredito que com dedicação e paciência, é sempre muito construtivo. Acho que toda forma de conhecer algo novo é válida, é importante para o artista evoluir junto com a Arte, pois ela não vai parar nunca, e a tecnologia está abrindo um espaço para as artes em geral de um modo maravilhoso. O importante é levar cores e sentimentos para as pessoas através das obras, não importa se na tela de tecido ou do computador,pois a emoção da arte nunca se perde.

Qual príncipio fundamentou a sua técnica de pintar?
A curiosidade e a vontade de aprender e ao mesmo tempo de tentar fazer algo diferente, único, mas que tocasse os corações das pessoas.

As artes plásticas sempre foram sua meta ou você teve outras profissões?
Sempre tive a consciência de que seguiria as Artes Plásticas,porque em tudo que eu fiz não deixei de pintar.Mas tive fases artísticas como o teatro(uma rápida experiência) e o artesanato(no qual eu até hoje ainda me aventuro em criar peças para amigos e familiares) que contribuiram muito na minha inspiração para pintura.

Você pensava em ser famosa ou vir a tornar-se famosa?
O sonho de todo(a) artista é ter o seu trabalho reconhecido e nem sempre o reconhecimento o(a) torna famoso(a). Sabemos que os artistas muitas vezes só se tornam famosos depois de alguns séculos. O mais valioso é oferecer o que temos de melhor por amor à arte, sem fixar somente na fama, assim quando ela chegar terá um sabor todo especial.

Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento?
Meu pai (Paulo Lettiere), está sempre ao meu lado segurando minha mão em todas as minhas decisões ,me incentivou em todos os meus primeiros passos como artista, ele tem guardado um dos primeiros desenhos que fiz. Os meus primeiros pincéis, o cavalete... foram presentes dele,são preciosidades em minha vida.

Como você vê a pintura no mundo atual?
Com bastante diversidade e liberdade. Hoje em dia ficou mais fácil para os artistas inovarem em suas pinturas, cada um adapta e cria os seus próprios estilos. Isso é bom para a Arte que está sempre em evolução e para os artistas que ajudam a melhorar cada dia mais.


Como você vê a sua arte?
Como a parte mais importante de mim, minha essência, que nunca deixará de existir, pois estará eternizada nas cores.

Faça sua definição sobre arte

A Arte é o que ainda faz algum sentido num Mundo que parece ter perdido todos os bons e verdadeiros valores. É o Dom da mais bela manifestação da alma dos artistas que atravessam os tempos, transportando sua emoção com a mesma magnitude de sempre.

Quais as suas perspectivas de trabalho para o próximo semestre?
Muita inspiração, letras e cores.

Que mensagem você gostaria de deixar para os novos artistas plásticos?
Nunca desistam de sua arte,por mais difícil que pareça ser o caminho. Estejam preparados para enfrentar em suas vidas pessoas que se preocupam mais em criticar do que em ajudar... Mas também estejam de braços abertos para receber o apoio daqueles que enxergam nas suas obras muito mais do que as cores, conseguem ver seus sentimentos, pois essas pessoas são os seus anjos.


Perfil – Jogo Rápido
Signo: Libra
Cor: Coral
Maior Qualidade: Companheirismo
Maior Defeito: Indecisão
Perfume: Floratta in Gold (O Boticário)
Comida:Pizza
Bebida: Refrigerante
Paixão: Natureza
Filme Preferido: Orgulho e Preconceito
Música Predileta: Con te partirò (Andrea Bocelli)
Livro:O Código Da Vinci
Lembranças:Minha infância
Melhor momento:Quando realizar um grande sonho
Hobby: Ler e viajar
Animal:Cachorro
Família:Meu tudo
Vida: Um caminho cheio de surpresas
Morte: Eternidade
Deus:É toda manifestação do Bem

O que gostaria de dizer aos leitores do blog?
É uma honra para mim poder estar em um espaço belíssimo como este e dividir um pouco da minha história na Arte com pessoas que se dedicam a buscar cada vez mais conhecimento e cultura. Também gostaria de agradecer a atenção de todos que em meio às responsabilidades cotidianas nutrem a sensibilidade e contemplam a arte,mesmo que por um rápido minuto. Saibam que no coração de um(a) artista esse minuto equivale a muito mais, é uma joia.




http://pintandonopedaco.blogspot.com/
http://www.autores.com.br/PatriciaLettiere/


terça-feira, 18 de maio de 2010

Última Deusa


Foram-se os deuses, foram-se, eu verdade;
Mas das deusas alguma existe, alguma
Que tem teu ar, a tua majestade,
Teu porte e aspecto, que és tu mesma, em suma.

Ao ver-te com esse andar de divindade,
Como cercada de invisível bruma,
A gente à crença antiga se acostuma
E do Olimpo se lembra com saudade.

De lá trouxeste o olhar sereno e garço,
O alvo colo onde, em quedas de ouro tinto,
Rútilo rola o teu cabelo esparto...

Pisas alheia terra... Essa tristeza
Que possuis é de estátua que ora extinto
Sente o culto da forma e da beleza.

(Alberto de Oliveira)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MUSA IMPASSÍVEL


Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero
Luto jamais te afeie o cândido semblante!
Diante de um Jó, conserva o mesmo orgulho, e diante
De um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero.

Em teus olhos não quero a lágrima; não quero
Em tua boca o suave o idílico descante.
Celebra ora um fantasma angüiforme de Dante;
Ora o vulto marcial de um guerreiro de Homero.

Dá-me o hemistíquio d'ouro, a imagem atrativa;
A rima cujo som, de uma harmonia crebra,
Cante aos ouvidos d'alma; a estrofe limpa e viva;

Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos,
Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra,
Ora o surdo rumor de mármores partidos.

Ó Musa, cujo olhar de pedra, que não chora,
Gela o sorriso ao lábio e as lágrimas estanca!
Dá-me que eu vá contigo, em liberdade franca,
Por esse grande espaço onde o impassível mora.

Leva-me longe, ó Musa impassível e branca!
Longe, acima do mundo, imensidade em fora,
Onde, chamas lançando ao cortejo da aurora,
O áureo plaustro do sol nas nuvens solavanca.

Transporta-me de vez, numa ascensão ardente,
À deliciosa paz dos Olímpicos-Lares
Onde os deuses pagãos vivem eternamente,

E onde, num longo olhar, eu possa ver contigo
Passarem, através das brumas seculares,
Os Poetas e os Heróis do grande mundo antigo.

(FRANCISCA JÚLIA)

sábado, 8 de maio de 2010

ROSA AZUL






Gota de cristal
Rosa Azul
Nobre Dama
Que bela visão
numa manhã chuvosa!

Flor
Perfumada
Singela
Preciosa...

Flor de mim
Flor da minha alma
Beleza indomada
Rara
Soberana
de tantos encantos...
Suntuosa Rosa

A iluminar
a luz do sol.

Flor da minha alma
Espelho de mim.

(POEMA DO LIVRO MULHERES DE KRIS RIKARDSEN)

http://www.agbook.com.br/book/14162--MULHERES

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Círculo Feminino no Rio - Conexão íntima com Mayra Shams




Oficina direcionada para mulheres casadas, noivas, senhoras da 3ªidade.

Objetivo:
Permitir a mulher o reencontro com o seu Universo feminino, reconhecendo e ampliando seus próprios limites.

Local: Clínica de estética Dermoface
Rua Marino da costa 67 Jardim Guanabara – Ilha do Governador
Datas: 13 de maio - quinta-feira, das 18h às 22h
15 de maio - Sábado, das 9h às 13h

Informações: Manoela -(21)2462- 3220 ou Mayra -(21)3449-0041

Conteúdo Programático:
Pompoar a saúde da mulher / Tonificação dos órgãos sexuais /Técnicas tântricas.
Variações de exercícios de pélvis.
Banhos /massagem e toques / Preparação
El Racks El Hob (A Dança do Amor)
Como identificar o verdadeiro amor.
A difícil convivência e aceitação de seu parceiro
Vivências energéticas /liberação de mágoas/desilusões.

“Deixe-me conduzi-la a um outro estado de consciência...ao equilíbrio de ser e estar"
Mulheres inteiras, mulheres presentes, mulheres resgatadas!

Universalista1956 — 1 abr. 2010

domingo, 2 de maio de 2010

Um bom exemplo




circuitoanimal — 10 out. 2009

BlackEyesFilms09 — 25 abr. 2010
















Objetivos


Este Projeto, único no Brasil, é uma ONG e um Órgão de Utilidade Pública Municipal, beneficiando atualmente mais de duas centenas de primatas, tendo os seguintes objetivos:
  • Dar prosseguimento ao trabalho de assistência e manutenção dos atuais sagüis, bem como prosseguir com a recuperação daqueles que chegaram com seqüelas causadas devido a tratamento inadequado, e estão impossibilitados de reintegração.
  • Dar continuidade ao trabalho de resgate e recuperação de futuros sagüis provenientes do tráfico de animais silvestres.
  • Buscar a reintrodução dos sagüis em seus habitats.
  • Estimular a procriação em cativeiro das espécies em extinção para futuro repovoamento de áreas.
  • Estimular o envolvimento da população com questões referentes à ecologia, enfatizando a necessidade de conservação das diversas espécies de sagüis, através de publicações, seminários, cursos e elaboração de planos de trabalho envolvendo projetos de pesquisa, monografias e estágios.
  • Estabelecer cooperação técnico-científica entre Universidades e o Projeto Mucky (Atualmente já estabelecidas com USP e Universidade Federal de Uberlândia), por meio de trocas de informações e esforços mútuos no sentido de contribuir para o conhecimento da ecologia, fisiologia, nutrição, patologia clínica, reprodução, biologia e etologia dos sagüis.
  • Possibilitar pesquisas para o emprego da medicina alternativa na prevenção e tratamento das doenças dos sagüis.
  • Formar tratadores e auxiliares visando o manejo destes animais.
  • Dar continuidade aos atuais projetos de Educação Ambiental, bem como desenvolver novos projetos.

http://www.projetomucky.com.br/