sábado, 14 de março de 2009

CLEÓPATRA


A mais famosa rainha do Egito

Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica
que dominou o Egito após a Grécia ter invadido
aquele país.
Filha de Ptolomeu XII com sua irmã,
ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade,
após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir
o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII
(com quem casou), e depois,
com Ptolomeu XIV.

Cleópatra cresceu entre as intrigas e as violências palacianas.
A história a descreve com uma prostituta, uma mulher extremamente ambiciosa e sedutora. Uma mulher desprovida de sentimentos que utiliza sua sexualidade para alcançar objetivos maiores. Tornou-se inclusive amante de Julio Cesar e Marco Antonio.

Sedutora e extremamente inteligente, ela sabia utilizar-se muito bem do poder que detinha. Num plano audacioso e arriscado, ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Julio César. Após desenrolar-se do tapete, seu argumento foi tão ousado quanto seu plano, ao dizer que havia ficado encantada com as histórias amorosas de César e assim queria conhecê-lo.

A história de Cleópatra, entretanto, pode ser vista por um ângulo diferente. Mulher que teve que aprender e crescer, para ser muito forte. Para impressionar César com a riqueza do Egito, ela precisou inclusive de aulas, já que nada sabia acerca de assuntos ligados ao sexo. Como rainha, com uma corte real, começou a exercer influência na vida romana.

Sem sombra de dúvida, Cleópatra é, antes de tudo, uma personagem que tem despertado o interesse de um grande número de historiadores e o que sabe-se hoje, é que a imagem fornecida pela literatura antiga está impregnada de conceitos equivocados, nos forçando a encarar Cleópatra como uma mulher ambiciosa e sedutora. Na realidade, esta rainha nem tinha tantos encantos assim, mas se utilizava de um cérebro masculino, que aspirava pelo poder.

Graças a recentes publicações, nos foi possível conhecer um pouco mais da Rainha Cleópatra. É hoje, de nosso conhecimento, o seu paralelo papel de mãe, sempre preocupada com o futuro de seus filhos. Os alguns episódios da vida desta mulher nos permite contemplar uma rainha que refletia e calculava detidamente todas as suas decisões, tendo sempre em conta os interesses do seu reino e de seus filhos. A opção pelo suicídio é prova cabal destes fatos.

Cleópatra lutou até o fim para preservar a independência de seu reino e se equivocou ao pensar que poderia derrotar Roma. A sua enorme popularidade não só no Egito, revelam que efetivamente ela havia sido uma extraordinária mulher e uma rainha-regente muito competente. Sua memória foi honrada através dos séculos pelos egípcios, porque eles sempre entenderam as atitudes e comportamento desta mulher que antes de tudo, queria reinar um Estado livre, sem a presença romana.

Cleópatra morreu aos 39 anos, a última rainha do Egito.
Morre a grande mulher e nasce o mito.


Fonte:
http://www.suapesquisa.com
http://www.rosanevolpatto.trd.br/cleopatra1.htm

thanateros 13. dez. 2007

Bibliografia:
  • Cleópatra - Histórias, Sonhos e Distorções
    Hughes-hallett, Lucy / RECORD
  • Quando Éramos Deuses -
    A Vida de Cleópatra, a Mais Famosa Rainha do Egito

    Falconer, Colin / RECORD
  • 2 comentários:

    Nobre Viking disse...

    Li a biografia dela.
    Uma mulher notável.

    Nadia disse...

    Vou ler o livro.

    Postar um comentário

    Gostaria de saber sua opinião.