quarta-feira, 25 de dezembro de 2013




“O natal não é um período 
e nem uma estação, 
é um estado de espírito.”
Autor: Alvin Coolidge


FONTE:

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

RECICLAGEM

Um simples gesto ou uma iniciativa podem ajudar a constuir um mundo melhor e mais sustentável para todos nós. Faça sua parte.

Todos temos um dever para com nossas famílias, a sociedade e as gerações que estão por vir: tornar suas vidas saudáveis, felizes e, antes de mais nada, viáveis. Proteger e conservar o planeta certamente faz parte dos esforços neste sentido.>
Já se veem iniciativas admiráveis na coleta e tratamento do lixo doméstico, revelando uma crescente preocupação com a sobrevivência do planeta e dos que nele habitam. Com o Lixo Eletrônico, temos de ter a mesma consciência.
Produtos eletroeletrônicos oferecem uma indiscutível riqueza de experiências, dando prazer, produtividade, saúde e tantos outros benefícios. Na sua fabricação são usadas substâncias que lhes conferem durabilidade, desempenho, proteção. Quando chega o final da vida desses produtos, no entanto, estes mesmos elementos podem representar sérios riscos à saúde da natureza e do homem, se não forem descartados adequadamente. Só para citar alguns: mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio.
O que mais se observa, nesta hora, são os produtos jogados no fundo dos armários ou os "catadores" que retiram as partes que sabem valer algum dinheiro e jogam o resto fora no primeiro lugar que encontram. Destes produtos, vão vazar os elementos mencionados acima e contaminar o ar ou os lençóis subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.
A solução é a reciclagem. Inicialmente, serão reaproveitados todos os materiais que possam retornar ao processo produtivo, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. Esse processo, ainda que custoso, traz benefícios na equação ambiental. O que não puder ser reaproveitado tem de ser descartado com segurança, em lugares próprios, preparados e autorizados para tal, evitando a contaminação das fontes de vida.
SEJAMOS CUIDADOSOS NO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO. SÓ ASSIM AJUDAMOS A GARANTIR UM MUNDO MELHOR PARA A NOSSA GERAÇÃO E PARA AS QUE AINDA VIRÃO.




Telefone
(11) 4153-1777


https://www.descartecerto.com.br/default.aspx

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Conheça os cânceres que afetam o aparelho reprodutor feminino


Exames preventivos são decisivos para a cura desses tumores.


Desde sua primeira menstruação, é recomendável que a mulher crie o hábito de consultar um ginecologista regularmente. Essa é uma atitude preventiva essencial para que ela cuide da sua saúde íntima e evite que alguma doença seja descoberta apenas em estágios bastante avançados.

Um dos problemas que mais preocupa médicos e pacientes é, sem sombra de dúvida, o câncer, enfermidade que pode atingir os diversos órgãos do aparelho reprodutor feminino. Por isso, a mulher que se preocupa com a sua saúde, também aprende a se conhecer muito bem para identificar os primeiros sintomas de quando alguma coisa está errada.

De acordo com a especialista em oncologia ginecológica e coordenadora do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho de Jaú (SP), Lenira Maria Queiroz Mauad, é preciso primeiramente entender que o aparelho reprodutor feminino é formado por um órgão externo (vulva) e outros internos (vagina, útero, trompas de falópio e ovários). "Todos esses órgãos são passíveis de desenvolver câncer e cada prognóstico irá levar a um tratamento específico", afirma.

Mauad explica também que a mama não é considerada órgão do sistema reprodutor, embora esteja intimamente relacionada a ele. "Nos países desenvolvidos, o câncer mais comum é o do endométrio, seguido pelo câncer do ovário e depois, colo do útero, vagina e trompas. Já no Brasil, há diferentes dados de acordo com a região, mas, ao que tudo indica, o mais frequente é o câncer do colo do útero, seguido pelo do endométrio e ovário", esclarece.

Apesar da maior incidência de câncer na mulher ser mesmo o de mama, dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, no ano de 2008, 4.812 mulheres brasileiras foram vítimas do câncer de colo de útero. Naquele ano, o câncer de mama contabilizou 11.860 mortes. "O que torna um câncer mais perigoso é seu comportamento, como ele se espalha para os outros órgãos. O câncer de mama tende a ser de pior comportamento se considerarmos casos iniciais, porque pode se espalhar pelo sangue e voltar mesmo depois de vários anos de tratamento", diz a médica.


Causas e sintomas

A ginecologista esclarece que todos os tipos de câncer apresentam sintomas quando em fases já avançadas. Portanto é imprescindível que as mulheres se submetam a exames periódicos de prevenção e detecção precoce. Alguns dos sintomas mais comuns em cada tipo de câncer do aparelho reprodutor feminino são:


  • Câncer do colo do útero: Segundo a especialista, esse tipo muitas vezes está relacionado à infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. No entanto, vários fatores de risco associados, como tabagismo, uso de pílulas, higiene inadequada, mudança frequente de parceiros e outras infecções concomitantes, aumentam o risco do aparecimento e progressão das lesões pré-tumorais.


Em relação aos sintomas, o câncer de colo de útero geralmente provoca corrimento vaginal (às vezes sanguinolento), sangramento nas relações sexuais e dor pélvica em casos mais avançados. "As lesões iniciais e pré-tumorais, não causam sintomas e podem ser detectadas pelo exame ginecológico e pelo teste de Papanicolau", alerta.


  • Câncer de endométrio (corpo do útero): De acordo com a especialista, o câncer de endométrio geralmente está relacionado a desequilíbrios hormonais, obesidade na perimenopausa e menopausa, diabetes e pressão alta. "Esse tipo de câncer também pode ser induzido pelo uso inadequado de terapia hormonal para tratamento de sintomas da menopausa", explica.



  • Câncer de vulva: Na mulher jovem, o câncer de vulva, muitas das vezes, aparece relacionado à infecção pelo HPV. Nas mulheres mais velhas, pode evoluir a partir da coçadura crônica causada por alterações da pele da vulva. Esse tipo de câncer apresenta como principais sintomas, além das coceiras crônicas, o aparecimento de úlceras, feridas ou gânglios na região inguinal.



  • Câncer do ovário: Para Mauad, no caso do câncer de ovário, o fator hereditário é bastante determinante, apesar da doença também se manifestar frequentemente em mulheres que não engravidaram, são inférteis e fizeram múltiplos tratamentos para indução de ovulação. "Embora estes não sejam os fatores causais, aumentam o risco", afirma.


É possível prevenir?

A especialista explica que os cuidados com alimentação, prática de exercícios físicos regulares e sexo com proteção, aliados à atitude de evitar vícios, como o cigarro e o álcool, são medidas gerais que ajudam muito a prevenir todos os tipos de câncer. "Mas o grande aliado das mulheres no combate a esses tumores é o seu ginecologista. A realização de exames periódicos e orientação adequada sobre os cuidados a serem tomados nas diferentes fases da vida, é decisiva na luta contra o câncer feminino", finaliza Mauad.

FONTE:
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12667-conheca-os-canceres-que-afetam-o-aparelho-reprodutor-feminino

sábado, 14 de dezembro de 2013

Amigo de Alma


Tem amigo que nos aquece o coração;
Tem aquele que enfeita os nossos dias;
Outro que nos consola a alma;
Tem aquele que nos protege da tempestade.

Existe amigo que está em toda parte
Sempre disposto a ajudar;
Tem aquele que acredita em nós;
Outro que nos faz sorrir.

Tem aquele que nos ampara
Evita que tropecemos
Ou mesmo caiamos.
E nosso escudo diante as adversidades.
Outro apenas observa
Esperando o momento
Em que se faça necessário.

Tem o amigo anjo
Anjo protetor
Que sempre nos protege
Cuida
Sem ao menos esperarmos
Ou percebamos.

De todos os amigos
Existe sempre aquele
Que nos alimenta a alma,
Nos faz sentir amado.
Esse é o irmão.
O AMIGO DE ALMA.

O Amigo de Alma
É raro
Quase inexistente.
Esse é para toda vida.
E até depois dela.

Ele tem o poder de curar
A ferida da alma;
Mais que acreditar em nós,
Nos enxergar além de nós mesmos;
Sempre tem uma palavra oportuna
Que nos acalma
Nos faz sentir melhor.
É a presença constante
Mesmo quando não está a nosso lado.
Esse não mede esforços para ajudar
Faz o possível e o impossível
Enfrentaria todo o universo
Só para nos ver feliz.
Cuida de nós como de si mesmo.

Esse amigo agradece a Deus todos os dias
Por fazer parte de nossa vida.
Pois não somos apenas mais um amigo.
Somos uma dádiva de Deus.

O Amigo de Alma
Cuida de nós,
Da amizade com todo desvelo,
Dedicação e afeto.

Para o Amigo de Alma,
Nosso parte dele
Uma joia, um tesouro
O seu bem mais precioso.

Esse é todos os amigos
Em um só.
Ele é a força
O brilho
Em nossa vida.

(Kris Rikardsen)

sábado, 7 de dezembro de 2013

Fernanda Montenegro recitando Simone Beauvoir

Daniel Aquino·Publicado em 08/03/2012


Neste pedaço de reportagem em homenagem aos seus 80 anos cedida a globo news
Fernanda Montenegro recita parte de uma obra de Simone Beauvoir.