terça-feira, 31 de maio de 2011

Médicos se mobilizam no Dia Mundial sem Tabaco

Entidades médicas promovem debate no Senado com base científica.
No Rio de Janeiro e em São Paulo, médicos alertam a sociedade.



No Dia Mundial sem Tabaco, que é nesta terça-feira (31), será realizado no Senado Federal um encontro de médicos para debater os projetos de lei que tramitam na casa sobre a proibição do fumo em ambientes fechados.

Dois desses projetos são o PL 315/08 e o PL 316/08, que divergem sobre que forma tomaria a proibição do fumo, originado ou não do tabaco, em todo “recinto coletivo fechado, privado ou público”. Enquanto o PL 315/08 defende a extinção dos fumódromos, o PL 316/08 permitiria a existência dessas áreas.

O Fórum das Entidades Médicas sobre Tabagismo pretende apresentar evidências científicas sobre os efeitos para a saúde causados pela exposição à fumaça ambiental de tabaco. O evento é fruto de uma parceria entre Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina, a Federação Nacional dos Médicos e as Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia, de Cardiologia e de Oncologia, entre outras. Alexandre Padilha, ministro da saúde, é aguardado para o debate.

Outras ações
Em São Paulo, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia está organizando o “mutirão da bituca”. Médicos vestidos de jalecos vão limpar restos de cigarros na região da Avenida Paulista. Além disso, vão distribuir materiais informativos, tirar dúvidas, avaliar a capacidade respiratória dos fumantes e ajudá-los a calcular o gasto financeiro que o cigarro traz.

No Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) também promoverá panfletagem e esclarecimentos nas ruas a respeito dos riscos do tabaco. À noite, o Cristo Redentor será iluminado de vermelho, cor adotada pela luta antitabagista.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/medicos-se-mobilizam-no-dia-mundial-sem-tabaco.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Antonio Banderas: ''As brasileiras são sensuais e bonitas''


Enquanto via exposição de fotos de Martin Ogolter, ator falou sobre mulheres e o interesse em comprar imóvel no Rio

Antonio Banderas prestigiou na noite desta quinta-feira (26) a exposição do fotógrafo austríaco Martin Ogolter, que aconteceu em na Pequena Galeria 13, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Atrasado para um jantar, o ator falou rapidamente sobre sua passagem no Brasil, dizendo que gostou de tudo por aqui. Sobre as mulheres brasileiras, ele foi só elogios. "Elas são muito simpáticas, sensuais e bonitas. Pretendo voltar para cá o quanto antes com a minha família", disse.

Durante o evento, Martin contou que Antonio Banderas demonstrou interesse em comprar um apartamento no Rio de Janeiro. "Ele está apaixonado pelo Rio. Perguntou onde é bom comprar apartamento, quanto custa e se interessou muito sobre isso. Ficou encantado com o Santa Teresa. Ele é apaixonado pelo Rio e é um amor de pessoa", afirmou.

O fotógrafo austríaco também comentou sobre o interesse do ator espanhol pela fotografia. "Falamos de música, temos gostos e interesses iguais. Ele perguntou muito sobre fotografia, ele coleciona fotos e gosta de tirar."
Fonte: Ana Paula Bazolli/QUEM Online

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Marina Silva

evaldopalestra2 em 18/10/2010

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, ambientalista, historiadora, pedagoga, política brasileira, uma grande mulher.

Ministra do Meio Ambiente no governo Lula, também foi candidata à Presidência da República em 2010 pelo PV. A história dessa mulher é um grande exemplo de superação. Sem mencionar sua nobre luta pela meio ambiente.


"A discussão entre conservação do meio ambiente e desenvolvimento para mim é um falso dilema. Ainda que na prática tenha que ser superada, não é possível advogar pelo desenvolvimento sem promover a conservação ambiental. As duas questões fazem parte da mesma equação".
(MARINA SILVA)


Prêmios e honrarias
Marina Silva anunciando a criação do Instituto Chico Mendes.
  • Em 1996, Marina Silva recebeu o Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe, nos Estados Unidos.
  • Em 2007, recebeu o maior prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) na área ambiental - o Champions of the Earth (Campeões da Terra) - concedido a seis outras personalidades: o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore; o príncipe Hassan Bin Talal, da Jordânia; Jacques Rogge, do Comitê Olímpico Internacional; Cherif Rahmani, da Argélia; Elisea Gillera Gozun, das Filipinas, e Viveka Bohn, da Suécia.
  • Em 2008 recebeu o Eco & Peace Global Award, entregue durante a ECO 2008 - Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Cultura da Paz, realizada em Brasília.
  • Em 1 de abril de 2009, recebeu o prêmio norueguês Sofia, de 100 mil dólares, por sua luta em defesa da floresta amazônica. O motivo maior da homenagem recebida por Marina Silva, segundo a Fundação Sofia, foi a redução do desmatamento para o segundo nível mais baixo em vinte anos.
  • Em 10 de outubro de 2009, recebeu o prêmio Mudanças Climáticas, oferecido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco.
  • Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Também foi considerada um dos 100 maiores protagonistas do ano de 2009 pelo jornal espanhol El País.
  • Em março de 2011, O perfil no Twitter de Marina, ganhou o prêmio Shorty Awards, considerado pelo estadunidense The New York Times como o "Oscar dos twitters".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva
BIOGRAFIA

Marina - A Vida Por uma Causa


Marina Silva tem reconhecimento internacional por seu engajamento em favor do desenvolvimento sustentável e da preservação da natureza. Nascida em um seringal, no Acre, teve infância e adolescência difíceis, de muitas privações e grandes aprendizados, fatores que ajudaram a formar sua consciência crítica e a ensinaram a olhar para o próximo. Foi alfabetizada aos 16 anos e não muito tempo depois ingressava na universidade. A militância política veio como conseqüência da bagagem adquirida com os estudos e de tudo o que viu e viveu enquanto estava no seringal. A saúde frágil a levou a ter sua sentença de morte decretada pelos médicos mais de uma vez. Conheça a vida, o pensamento e a fé desta mulher, relatados por Marília de Camargo César em Marina, uma grande reportagem repleta de citações, personagens e histórias reais marcantes na trajetória de Marina Silva.

*Em 2011, foi anunciado que a editora Mundo Cristão fechou contrato com a Cineluz Produções, da cineasta Sandra Werneck, cedendo os direitos de adaptação do livro em filme. A longa-metragem está em projeto e a produção não tem data definida para iniciar as filmagens, porém está previsto para que seja rodado em 2012.

domingo, 8 de maio de 2011

DIA DAS MÃES



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Glicose sob Controle


Exercícios físicos, dieta balanceada e acompanhamento médico garantem vida normal para quem sofre de diabetes
Por Amanda Jacomelli



Diagnóstico precoce do diabetes evita complicações e ajuda a manter uma rotina normal
Com o avanço da medicina, as doenças crônicas deixaram de impor grandes limitações para quem precisa conviver com elas. Hoje, pacientes com diabetes, por exemplo, podem manter a doença sob controle e levar uma vida próxima do normal, desde que sigam as recomendações médicas à risca.

De acordo com a Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), cerca de 10% da população brasileira entre 30 e 69 anos têm diabetes. Desse total, estima-se que pouco mais da metade tenha o problema diagnosticado, o que aumenta o risco de complicações.

Segundo Fadlo Fraige Filho, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC e presidente da Anad, há dois tipos de diabetes, com causas e tratamentos distintos. O Tipo I comumente se manifesta na infância e na adolescência e é provocado pelo mau funcionamento do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina - hormônio facilitador da absorção da glicose pelas células.

No Tipo II, mais comum dos 30 aos 69 anos, a causa do diabetes está na associação de fatores genéticos com má alimentação, obesidade e uso de alguns medicamentos. Nesse caso, os pacientes produzem insulina, mas o organismo não consegue metabolizá-la.

Em ambas as situações, a glicose não absorvida adequadamente fica concentrada no sangue, aumentando os níveis de glicemia. "O Tipo I é tratado com insulina, administrada por via subcutânea, além de dieta e exercícios físicos. Já o Tipo 2 pode ser tratado somente com dieta e/ou medicação oral, sempre associadas à atividade física", diz Fraige.


De olho no prato

Dieta saudável, restrição de açúcares e atividades físicas são as armas para enfrentar a doença

Para equilibrar os níveis de glicose no sangue, os diabéticos devem, além de seguir a receita médica, adotar uma dieta com restrição de açúcares e de produtos que se transformem rapidamente nessa substância. "Primeiramente, os pacientes têm que se conscientizar e aceitar que precisam controlar a glicemia pela vida toda. Eles devem evitar alimentos como farinha de trigo branca, arroz branco e tubérculos como a batata, a mandioca e o inhame. E doces, só os dietéticos", orienta o especialista.

Fraige reforça ainda que a alimentação do diabético deve ser rica em verduras, legumes e grãos como o arroz integral, a soja, a ervilha e a lentilha. "A soja, por exemplo, tem um nível menor de carboidratos e é rica em proteínas e fibras, que retardam a absorção dos carboidratos", recomenda.


Sem transtornos

Medicamentos orais e insulina injetável fazem parte do tratamento do diabetes

De acordo com o médico, o diabetes, se não tratado corretamente, pode trazer uma série de complicações aos pacientes. "A falta de controle da doença pode causar cegueira, amputações, hipertensão e perda das funções renais. Quando a glicemia está alta, é lesiva aos tecidos, como os da retina, dos rins e dos vasos sanguíneos", explica Fraige.

Efetivamente, não há como evitar o diabetes, mas o controle do peso pode ajudar na prevenção do Tipo 2. Além disso, as complicações podem ser evitadas, principalmente com o diagnóstico precoce da doença, por meio de exame de sangue comum. "O diagnóstico é feito pelo exame de glicemia. Em jejum, o valor não deve ultrapassar 99 miligramas por decilitro. Entre 100 e 125, o resultado aponta suspeita da doença e, a partir de 126, o diagnóstico é confirmado", afirma.


Veja os principais sinais e sintomas do diabetes*:
- Sede exagerada.
- Alterações na visão.
- Obesidade.
- Perda de peso rápida e sem motivo aparente.
- Fome excessiva.
- Urinar muitas vezes durante o dia e à noite e em grande quantidade.
- Facilidade em se cansar.
- Furúnculos.
- Pressão Alta.
- Infecções de pele e difícil cicatrização.
- Impotência sexual.

* A doença só se manifesta pelo aparecimento de vários desses sinais e sintomas ao mesmo tempo.

Fonte: Anad

domingo, 1 de maio de 2011

Recomeço: Ola meu nome é Vanessa.

Recomeço: Ola meu nome é Vanessa.: "eu pedir duas pessoas que eu amava muito ,  meu coração que  não brilha mas com antes ,  não tenho alegria como antes , luto cada dia para d..."